Você está aqui: Página Inicial > IV ENPED > Sobre > Local

 

Parintins é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, próximo à divisa com o estado do Pará, Região Norte do país. Sua população foi estimada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 111.575 habitantes, sendo o segundo mais populoso do estado do Amazonas. Assim como as demais localidades da Amazônia, a região era habitada por diversas etnias indígenas, entre eles os Tupinambás, que deram origem ao nome da ilha em que se encontra o município, a ilha Tupinambarana. O primeiro nome recebido por Parintins, já na categoria de Freguesia, foi Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana, em 1833. O nome da Freguesia só foi alterado em 1880, quando a sede passou a chamar-se "Parintins", em homenagem aos povos indígenas Parintintins, um dos inúmeros que habitavam a região.

O município é conhecido principalmente por sediar o Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações culturais preservadas da América Latina. formada por florestas de várzea e de terra firme, tendo, ao seu redor, um relevo composto por lagos, ilhotes e uma pequena serra. A principal forma de transporte entre Parintins e os demais municípios é o fluvial, além do aéreo. 

COMO CHEGAR



Localizada na margem direita do rio Amazonas, Parintins só é acessível por barco ou avião:

  • Avião: Há voos diretos Manaus-Parintins, que podem durar 1 hora ou 40 minutos, dependendo da avião. No período do festival os voos têm várias frequências diárias. Mesmo assim, o ideal é adquirir a passagem com antecedência. Fora do período do festival, a MAP e Azul são as empresas aérea que oferece voos diários para Parintins.
  • Barco – A viagem demora de oito a 24 horas, dependendo da embarcação. No período do festival, os barcos de linha saem do porto da Manaus Moderna e ficam ancorados na orla de Parintins até o final do festival. O viajante pode atar sua rede e dormir no barco. Nesse tipo de embarcação, que leva em média 200 passageiros, a viagem demora entre 18h e 24h. O retorno é mais demorado, em média 24h.

As passagens são compradas em guichês no porto da Manaus Moderna, na Zona Sul de Manaus, ou direto com os proprietários dos barcos. Além dos barcos de linha, mais lentos, também é possível chegar em Parintins nos A jato, lanchas rápidas fechadas que demoram de seis a oito horas de viagem. Nessas lanchas, que tem capacidade de até 90 pessoas, não é possível – nem necessário – pernoitar.

VISITA AOS CURAIS DOS BOIS




 

Cada boi tem o seu curral, onde ocorrem os ensaios e são criadas as fantasias e alegorias da apresentação do bumbá.

  • Boi Garantido – Endereço: Rua Gomes de Castro, 685.
  • Boi Caprichoso – Endereço: Rodovia Odovaldo Novo, km 1, s/n – Baixa do São José.

BUMBÓDROMO



Garantido ou Caprichoso? Coração ou estrela? Vermelho ou azul? Em Parintins é assim: você precisa escolher de qual lado quer ficar. A rivalidade histórica entre os Bois Garantido e Caprichoso domina a cidade, permeia o imaginário das pessoas e culmina numa das maiores festas populares do Brasil: o Festival Folclórico de Parintins, que se realiza sempre no ultimo final de semana do mês de junho. Na arena do bumbódromo, os Bois apresentam um grandioso espetáculo de dança, música, drama e efeitos especiais - uma verdadeira ópera cabocla que leva ao delírio seus mais de 40 mil espectadores diários.


CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DO CARMO



Projetada na Itália, conta com uma torre de 40 metros de altura e é a construção mais alta da cidade. Nossa Senhora do Carmo é a padroeira de Parintins.


MERCADO MUNICIPAL



É o local indicado para experimentar o café regional, que não dispensa a tapioquinha e o “x caboquinho” (pão recheado com tucumã e queijo coalho). Não estranhe a tapioca mais grossa, com a goma diferente. Sem contar que o tucumã, na maioria das vezes, saiu do pé no dia em que é servido. A tapioquinha fica, portanto, mais autêntica.

 

ARTESANATO REGIONAL



Confeccionadas com raízes de árvores, palha, juta, penas e outros materiais naturais, as peças artesanais chamam atenção pela beleza. Durante o festival, as mulheres se enfeitam com cocares feitos com penas e sementes, alguns com as cores dos bois. Também são muito vendidas lembrancinhas do festival, como miniaturas dos bois e roupas.


BALNEÁRIO CANTAGALO 



Localizado na comunidade do Aninga é dotado de píer, balneário, serviço de bar, restaurante e lanchonete, além de quadras de areia para futebol e voleibol, palco para shows e bosque para acampamentos. O acesso é por estrada asfaltada, com iluminação e sinalização. Durante o Festival Folclórico oferece shows de toadas dos bois Caprichoso e Garantido.