Notícias
CERTIFICAÇÃO DO MINICURSO DE AUDIOVISUAL DO PROJETO: IFAM/CMC E O RESGATE DA FESTA JUNINA E CULTURA POPULAR
No dia 19 de novembro de 2021, ocorreu no Auditório CDI 3 do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Centro, o evento de certificação de 31 alunos da Escola Marquês de Santa Cruz e alunas do Curso de Edificações do IFAM/CMC pela realização do Minicurso de Audiovisual com carga horária de 22:00 horas, tendo como tutor ministrante, o TAE Damião Vasconcelos do Vale. Esta etapa é a realização da segunda proposta do projeto “IFAM/CMC e o resgate da Festa Junina e Cultura Popular” proposto pelo Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro e Indígena - NEABI/CMC.
A mesa do evento foi composta pelo Diretor-Geral do Campus Manaus Centro, Prof. Edson Valente Chaves; a Pró-Reitora de Extensão, profa. Maria Francisca Morais de Lima, a Diretora da DIREC, profa. Ana Lúcia Mendes dos Santos; a Diretora da DIREN, Profa. Kátia Maria Guimarães; o Diretor do EETI. Marquês de Santa Cruz, prof. Crisanto Damião da Silva e o Subcoordenador do NEABI, Damião Vasconcelos do Vale.
O evento contou com as ilustres presenças do mestre da Cultura Popular, prof. José Gomes Nogueira, das coordenadoras do projeto: profa. Vilma de Jesus de Almeida Serra e profa. Talita Pedrosa Vieira de Carvalhos; das Pedagogas Adjuntas da Coordenação da SEDUC Sras. Erna e Ercilia; da Pedagoga do EETI, Márcia Fernanda Costa do Nascimento; do coordenador da Dança Afro-Brasileira, Célio Pinheiro dos Santos; do Representante do Instituto Manaós, Waldir Santos Barbosa Júnior. Além de servidores e discentes do campus e pais de alunos.
Segundo Damião Vasconcelos “o Minicurso pretende contribuir com um memorial fotográfico, audiovisual e escrito dos 50 anos do Festival do Marquesiano e da tradição da Festa Junina e Cultura Popular do IFAM Campus Manaus Centro, com a ideia de regatar as memórias do passado junino destas duas instituições no presente de nossas ações para o mês junho de 2022.”
Para a coordenadora, profa. Vilma Serra “o projeto foca na relevância cultural, social e educacional por valorizar umas das festas mais populares do Brasil, que aqui no estado do Amazonas, as Escolas Marquês de Santa Cruz e IFAM Campus Manaus Centro têm mantido em seu calendário acadêmico, fixando esta atividade durante o mês de junho de cada ano.”
A cerimônia de certificação foi dividida em 8 (oito) atos.
O 1º ato – Composição da mesa
O 2º ato – O pronunciamento da mesa
O 3º ato – A certificação dos cursistas
O 4º ato – O registro fotográfico
O 5º ato – Apresentação do Vídeo do Minicurso
O 6º ato – A certificação dos colaboradores (que será no espaço Moronguetá)
O 7º ato – Apresentação de dança Afro-Brasileira (espaço Moronguetá)
O 8º ato - Coquetel (espaço Moranguetá)
Vale destacar que as alunas voluntárias e bolsista: Ana Julia de Oliveira Godoy, Alessandra Gabrielly Rodrigues Freitas e Taisia Silva Cunha; Além dos colaboradores da DIREC estavam presentes nas ações do projeto que iniciou em 01/08/2021 e encerrará no dia 20/12/2021.
Este evento foi híbrido com Transmissão pelo link baixo:
https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=404991001274060
E a forma presencial foi um sucesso de público, seguindo o protocolo de Biossegurança do IFAM/CMC.
Este evento já possui diversas publicações pelas redes sociais: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2279425425527807&id=100003811154963&sfnsn=wiwspwa
Além do documentário que trata sobre a certificação 28 alunos EETI Marquês de Santa Cruz e 3 alunas do Curso de Edificações do IFAM/CMC do Minicurso de audiovisual.
https://www.youtube.com/watch?v=DevwuPWgKQI
Por: Vilma de Jesus de Almeida Serra.
Fotografia: Matheus Pantoja