Iniciação Científica

O que é Iniciação Científica?

A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa que contribui na formação científica de alunos da Graduação ou do Ensino Médio sob a pespectiva teórica e metodológica exigida para uma pesquisa científica, que oportuniza o engajamento do aluno na atividade da pesquisa científica e que pode despertar o interesse destes pela ciência.

Um breve histórico no CMC

A iniciação científica surge no ano de 2003, na época do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET-AM), hoje Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), como uma política para incentivar a prática e a sistematização da pesquisa, do seu desenvolvimento e da divulgação de resultados, visando a construção de uma cultura científica. No primeiro Edital para seleção de projetos de pesquisa foram oferecidas 14 bolsas de IC (PIBIC) e ICJr (PIBIC Jr) no CEFET-AM que hoje é o Campus-Manaus do IFAM, participaram alunos dos cursos de Licenciaturas em Química e Ciências Biológicas, cursos superiores de Tecnologias em Informática, Eletrônica, Construção Civil e Publicidade, Ensino Médio e Cursos Técnicos. 

A implementação de um programa de bolsas para IC no IFAM deu-se início com o Termo de Cooperação assinado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o então CEFET-AM, em 01 de setembro de 2003. Atualmente, o programa de bolsa conta com CNPq, o próprio IFAM, além da FAPEAM. 

A política de incentivo a pesquisa por meio da IC é uma ação consolidada no IFAM, que visa o desenvolvimento de projetos científicos tecnológicos e o fortalecimento do processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos e desenvolve atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

Modalidades de IC no IFAM

 O IFAM é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializado na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. O Programa Institucional de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas é regimentado por meio da Resolução Nº 015-CONSUP/IFAM, de 02 de junho de 2014. O modo de possibilitar o desenvolvimento da iniciação à pesquisa no IFAM, considerando sua natureza,  é definido em três modalidades: PIBIC, PIBICJr e PIBITI.

O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) visa o desenvolvimento de projetos científicos tecnológicos que envolve aluno do Ensino de Graduação.

O PIBICJr (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior) visa o desenvolvimento de projetos científicos tecnológicos que envolve alunos do Ensino Médio.

O PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) tem por objetivo envolver alunos do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

As bolsas destes programas são financiadas pela FAPEAM, CNPq e o próprio IFAM.