Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > DIRETORIAS > Extensão > Diretoria de Extensão > Arquivos da Gestão Anterior > Direc 2019-2023 > EXTENSÃO > Centro de Idiomas > I Encontro de Professores e Coordenadores de Centro de Línguas

I Encontro de Professores e Coordenadores de Centro de Línguas

por publicado: 03/06/2019 14h40 última modificação: 03/06/2019 14h40
      Nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, a internacionalização dos Institutos Federais e os Centros de Línguas foram os temas discutidos no evento I EPCCEL - Encontro de professores e Coordenadores de Centros de Línguas - que teve como principal objetivo reunir docentes e coordenadores de centrais de idiomas, bem como estudantes que atuam diretamente com o processo de ensino-aprendizagem de línguas, tanto no âmbito pedagógico como de gestão.

O evento é mais uma das iniciativas do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro, coordenado pela professora Dra. Iandra Maria Weirich da Silva Coelho.

IMG_2117.jpg

O evento em sua primeira edição, contou com duas mesas redondas, compostas por um seleto grupo de profissionais pesquisadores que trataram sobre o ensino de línguas no contexto amazônico e as perspectivas futuras. Uma das mesas foi composta por docentes pesquisadores das áreas: Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais. A outra foi composta por pesquisadores representantes das Línguas: Francês, Japonês e Línguas Indígenas.

Além das mesas, o evento contou com sessões de comunicações orais, divulgação de produtos educacionais, materiais didáticos e atividades desenvolvidas nos centros de idiomas do IFAM, oficinas e lançamento de livros.

O evento teve como intuito juntar vários idiomas – com um movimento demarcado em Todas as Línguas numa só – com o intuito de compartilhar experiências e somar forças, entre os professores de línguas das unidades da Rede Federal, frente aos constantes desafios relacionados ao ensino-aprendizagem de línguas, ao processo de internacionalização, entre outros.

O evento foi um excelente momento para discutir singularidades, desafios e perspectivas futuras com relação ao ensino dessas línguas, no âmbito da diversidade linguística e cultural, de forma a destacar o papel das centrais de idiomas, núcleos de línguas ou estruturas congêneres como potencial no processo de democratização da oferta do ensino de língua e também de fomento à internacionalização do instituto.

Esse evento que, a princípio tinha como meta atingir apenas o público no âmbito regional, foi além e contou com a participação de professores de línguas de outras instituições federais, tais como: Instituto Federal de Tocantins, Instituto Federal Fluminense, Instituto Federal de Brasília, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal Catarinense, Cefet Rio de Janeiro, Instituto Federal Sul de Minas.

IMG_2397.jpg

A participação, em especial desses professores, deve-se à divulgação da coleção Internacionalização dos Institutos Federais, que compreende duas coletâneas, lançadas neste ano, sobre os centrais de línguas dos institutos federais e o processo de internacionalização, e que teve seu lançamento oficial no IFAM, Campus Manaus Centro.

No encerramento das atividades também foi lançado oficialmente o Guia de Cursos do Centro de Idiomas do IFAM.