Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Atividades do III Encontro Pedagógico do Ifam são sediadas no CMC

Atividades do III Encontro Pedagógico do Ifam são sediadas no CMC

Eventos

O III Encontro Pedagógico do Ifam ocorreu de 23 ao dia 26 de junho, no Campus Manaus Centro
publicado: 29/06/2015 00h00 última modificação: 23/07/2015 16h16

O III Encontro Pedagógico do Ifam ocoreu de 23 ao dia 26 de junho, no Campus Manaus Centro. Dentre diversas atividades e atrações culturais, o evento pôde contar com a presença do Reitor do Instituto Federal de Educação Fluminense - IFF/RJ, Luiz Augusto Caldas Pereira, na Conferência de abertura do evento.

Com o tema “Currículo e Identidade Cultural no Instituto Federal do Amazonas: reconstruções plurais e redefinições sistêmicas nos Eixos Tecnológicos de Informação e Comunicação e Controle e Processos Industriais” o evento, em seu primeiro dia, proporcionou aos participantes discussões durante as conferências, além de apresentação do flautista Cláudio Abrantes e do Teatro de Cegos, do Projeto Curupira.

O Pró-Reitor de Ensino do IFAM, professor  Antônio Ribeiro da Costa Neto, esclarece as abordagens dessa terceira edição do ENPED “A primeira é propiciar um espaço para discussão, reflexões mais amplas e sistêmicas sobre o sistema de ensino, particularmente no âmbito dos cursos técnicos de nível médio da educação profissional. O segundo momento, de trabalhar numa perspectiva de harmonização das matrizes curriculares de diversos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Amazonas”, afirmou o Pró-Reitor, que também esteve presente na mesa da Conferência de Abertura do encontro.

Ao longo dos quatro dias aconteceram conferências, mesas interinstitucionais, resultando no momento em que os participantes se dividiram em grupos de trabalho, para apresentarem seus produtos finais no último dia do evento, que contou com a apresentação da banda Raízes Amazônicas, formada por alunos do campus Presidente Figueiredo.

O professor de Biologia do campus Maués, Afrânio Carvalho, falou de seus objetivos no evento, o qual já participou anos anteriores. “Está sendo uma experiência muito boa, nós estamos tentando equalizar as disciplinas com relação a todos os campi, para poder facilitar a mobilidade dos alunos sem prejuízo com relação ao seu conteúdo” conta o professor.

Sobre o III ENPED

O evento busca reunir diretores gerais, gestores de ensino, gerentes, coordenadores de curso, professores, pedagogos, assistentes sociais, técnicos educacionais, profissionais de todos os campi do instituto ligados ao ensino, a fim de trocar conhecimento a respeito de questões curriculares da Educação Profissional Técnica de nível médio nos Institutos Federais, com ênfase no IFAM.