Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Cerimônia de Lançamento da 1ª Feira Amazonense de Matemática

Cerimônia de Lançamento da 1ª Feira Amazonense de Matemática

por publicado: 10/04/2018 13h29 última modificação: 10/04/2018 13h29

A cerimônia marca o lançamento do projeto intitulado “1ª feira Amazonense de Matemática” e acontecerá nesta próxima sexta-feira, 13/04/2018 às 09h no Auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais da UFAM e contará com a presença de professores e representantes de todas as instituições envolvidas: Universidade Federal do Amazonas, Instituto Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas e Secretaria Municipal de Educação de Manaus. O projeto é financiado pelo CNPq.

Aqui no Estado do Amazonas, esta será a primeira vez que a Feira será realizada. As Feiras de Matemática surgiram em 1985 na Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Blumenau com a realização da I Feira Regional de Matemática e a I Feira Catarinense de Matemática. Ao longo de seus trinta e dois anos de existência, as Feiras de Matemática realizadas no Estado de Santa Catarina vêm contribuindo para o aprimoramento da Educação Científica, quer pela participação direta dos estudantes, quer pela constante evolução profissional dos docentes e dirigentes educacionais envolvidos.

As Feiras de Matemática constituem um processo educativo que, dentre outros objetivos, visa despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da Matemática ,, promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias , transformar a Matemática em ciência construída pelo aluno e mediada pelo professor, despertar para a necessidade da integração vertical e horizontal do ensino da Matemática, promover a divulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados das pesquisas nesta área.

Nesta primeira edição, o projeto envolverá os seguintes municípios: Manaus, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Iranduba, Caapiranga, Anamã, Silves, Itapiranga e Novo Airão. Um ponto que merece destaque no projeto é seu caráter de inclusão e igualdade de gênero, uma vez que, cada equipe de alunos é formada por 1 menino e 1 menina e, além disso, terão a oportunidade de apresentar trabalhos alunos indígenas, alunos com necessidades especiais e alunos da Educação de Jovens e Adultos.

O projeto acontecerá em duas etapas. A primeira etapa consiste na realização das seletivas em cada município do interior, em cada coordenadoria distrital da SEDUC e em cada Divisão distrital da SEMED-Manaus. As escolas selecionadas participam da etapa final que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2018, no Centro de Convivência da UFAM onde os trabalhos serão avaliados por professores da UFAM, da UEA e do IFAM.

A comissão organizadora é composta pelos seguintes professores: Yachiko Nascimento Wakiyama (UFAM), Francisco Eteval da Silva Feitosa (UFAM), Nadime Mustafa Moraes (ENS/UEA), Alexandra Salermo Pinheiro(ENS/UEA), Tacildo de Souza Araújo (IFAM/Centro), José de Alcântara Filho (SEDUC), Dário Souza Rocha (IFAM/Distrito), João Cruz Neto (IFAM/Centro), Audemir Lima de Souza(IFAM/Centro), Francisco das Chagas Mendes dos Santos (IFAM/Centro), Nilo da Silva Sena Filho (SEDUC) e Prof. Francinaldo Mendes Nogueira (SEMED).