Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Ciência e fantasia se misturam no V Dia do Físico

Ciência e fantasia se misturam no V Dia do Físico

Com o tema "Alice no País do Quantum", o evento contou com uma peça teatral, palestras e oficinas.
publicado: 20/05/2019 17h09 última modificação: 29/05/2019 19h33

Um universo microscópico, menor que a ponta de uma agulha, mas que faz uma diferença tão grande quanto você diante de um átomo. Esse é o universo quântico. Foi para falar de todas as possibilidades desse universo que o Centro Acadêmico de Licenciatura em Física (CALFÍS) promoveu na sexta-feira (17/05), o evento “Alice no País do Quantum”, em comemoração ao V Dia do Físico.

Logo no início os alunos assistiram a uma peça que mostrou as aventuras da personagem Alice no universo quântico, e participaram de uma exposição e oficinas. O assunto foi explorado durante toda a tarde por meio de três palestras e uma mesa-redonda

(Alunos assistindo a palestra da Profa. Tânia Midian)

O Prof. Márcio Gomes, do IFAM-CMC, falou sobre “O lado misterioso e aparentemente incompreensível da Mecânica Quântica”. Em seguida, a Profa. Tânia Midian proferiu a palestra “Ensinando no País do Quantum”, na qual falou sobre os desafios da docência e os modelos de educação. Midian explicou que em alguns casos o professor é o único que ensina e o aluno está ali apenas para ouvir, não para questionar, mas há modelos que permitem estudar, produzindo. No final, a palestrante deixou um conselho para os futuros professores: “Você quer ensinar? Saia do seu palco e venha para o mundo.”

A última palestra do dia, “Uma jornada no universo da nanotecnologia”, foi com o professor Caetano Miranda, da Universidade de São Paulo (USP). Ele falou sobre as pesquisas que está desenvolvendo nessa área. “Trazer esse conhecimento para instituição é extremamente importante, porque é uma consequência de todo o nosso trabalho de pesquisa. Ao mesmo tempo, é interessante despertar nos jovens pesquisadores o poder de trazer e expandir o conhecimento científico”, explicou.

Profº Caetano ministrando palestra "Uma jornada no universo da nanotecnologia"

O evento finalizou com uma mesa-redonda com os três palestrantes e os alunos tiveram a oportunidade de tirar algumas dúvidas. Para a estudante Dayane Siva, 26, do curso de Licenciatura em Química, o mundo quântico é muito interessante, pois não é restrito à física e, através de pesquisas, pode gerar soluções para vida cotidiana. “Eu tenho interesse de usar recursos tecnológicos futuristas, principalmente, aplicados em coisas que podem melhorar a minha vida e a sociedade na qual estou inserida. Então, com certeza, esse momento contribuiu muito para ampliar o conhecimento de vários alunos”, concluiu.