Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Dia da Matemática tem programação especial no IFAM-CMC

Dia da Matemática tem programação especial no IFAM-CMC

publicado: 06/05/2019 19h16 última modificação: 10/05/2019 15h26

Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, o Centro Acadêmico de Licenciatura em Matemática (CALMAT) promoveu nesta segunda-feira (06/05) diversas palestras, além de uma oficina e uma mesa-redonda sobre a aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’S) na área.

A programação iniciou com a palestra “Inteligência Artificial na Matemática dos Algoritmos Evolutivos” que foi ministrada pela Profa. Nadime Mustafa Moraes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e foi acompanhada pelos alunos de Licenciatura em Matemática e do Ensino Médio Integrado.

Segundo a professora, a inteligência artificial é essencial nos dias atuais. “O objetivo do evento foi dar uma ideia maior sobre a dimensão da inteligência artificial na matemática, porque hoje o mundo não funciona mais sem o uso da tecnologia”, afirmou.

Dando continuidade, às 14h iniciou a oficina “Etnomatemática e as Práticas Interdisciplinares”, com a Profa. Darlane Saraiva. O assunto, ainda pouco conhecido pelos alunos, foi acompanhado com curiosidade. A professora explicou que a matemática não pode ser ensinada da mesma forma para diferentes povos, e é nesse ponto que deve ser aplicada a etnomatemática, uma forma de entender os diversos contextos para aplicar a o ensino da disciplina.

Por fim, foi a vez de falar sobre as inovações tecnológicas que podem ser utilizadas pelos alunos e professores, com a mesa-redonda “As TIC’S no Ensino da Matemática”. A Prof.ª. Adriana Neves iniciou falando sobre formas diferentes de ensino, como o Ensino Híbrido. Em seguida, o Prof. Antônio Lira falou sobre o aplicativo Geogebra e como ele pode ser utilizado para fazer cálculos.

O público também pode aprender como utilizar o Sistema Latex para fazer trabalhos acadêmicos, com os professores João Cruz e Vinicius Oliveira, e como utilizar as ferramentas do Google, com o Prof. Márcio Amazonas. Ele explicou que  acredita ser de suma importância estar por dentro dessas inovações. “Temos que ter o nosso pensamento voltado para a eficiência na docência e devemos acompanhar as evoluções tecnológicas”, afirmou.