Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Um dia dedicado ao esclarecimento de dúvidas sobre Estágio Curricular

Um dia dedicado ao esclarecimento de dúvidas sobre Estágio Curricular

por publicado: 08/03/2018 13h08 última modificação: 08/03/2018 13h08

Visando tratar sobre as orientações para o Estágio Curricular Supervisionado, ocorreu durante todo o dia (07/03), o 1º Seminário de Orientação de Estágio realizado pela Diretoria de Extensão, Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), por meio da Coordenação de Integração Empresa-Escola (CIE-E) do Campus Manaus Centro. O seminário aconteceu no auditório Jorge Alberto Furtado, em 3 horários, das 9h às 11h, da 14 às 17h e das 19h às 21h, para alunos de integrado, do subsequente e da graduação.

Pela manhã, a Diretora de Extensão, Licelda Libório, apresentou um breve histórico da instituição, mostrando a evolução do campus de 1909 até 2008, quando passou a se chamar Instituto Federal do Amazonas. Logo após, começou a discorrer sobre as diretrizes para o processo de estágio, além de tirar dúvidas do público presente com relação, a carga horária e os direitos assegurados pela Lei do Estágio. (Acesse: Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008)

Em seguida, o convidado a palestrar foi o Presidente do Instituto Trimonte de Desenvolvimento (ITD), Rodrigo Neves, que além de complementar o que a Diretora de Extensão havia dito sobre a legislação pertinente, aprofundou o assunto, mostrando estatísticas sobre o mercado de estágio no país, sobre a importância do estagiário para a empresa e os pontos positivos do estágio.

Segundo Rodrigo, o mercado de trabalho teve uma forte queda nos últimos anos, pela forte crise que o país viveu em 2016 e no começo de 2017, onde se relatou mais de 12,6 milhões de desempregados, com reflexo também no mercado de estágios. Mesmo com a forte crise, Rodrigo acredita haver uma evolução nos últimos meses. “No início deste ano, houve um crescimento de 20% nas vagas de estágio, muito pela criação de novos órgãos públicos e pela leve evolução econômica do país. A recuperação é lenta, mas é positiva”, disse ele.

No segundo momento do seminário, pela parte da tarde, o palestrante Michel Aquino, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), explicou um pouco sobre a importância do estágio na vida acadêmica e as diferenças entre estágio obrigatório e não obrigatório.  “O estágio obrigatório é definido no Plano ou no Projeto Pedagógico dos Cursos, cuja carga horária é requisito para a aprovação e obtenção de diploma. Já o estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional pelo discente, devendo ser acrescentada a carga horária do curso”, explicou Aquino.

A Coordenadora de Integração Empresa-Escola do Campus Manaus Centro, Joelma Silva, destacou a importância deste evento. “Ainda há alguns pontos confusos, para os nossos alunos, acerca do estágio curricular, por isso nós organizamos este evento. Neste sentido, é fundamental que os estudantes do CMC, principalmente os finalistas, tenham a oportunidade de esclarecer qualquer tipo de dúvida sobre esse assunto”, concluiu.

O evento continuou à noite com a palestra voltada para os alunos da graduação.