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Estudantes do CMC retornam de Portugal após apresentação de projetos

Eles estiveram representando o IFAM no 3º Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da Faculdade de Ciências Universidade do Porto
por publicado: 20/07/2017 10h17 última modificação: 20/07/2017 10h17

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) teve dois projetos de pesquisas desenvolvido por discentes e docentes aprovados na sessão de pôster do 3º Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da Faculdade de Ciências Universidade do Porto (FCUP) em Portugal.

Durante o mês de julho, os acadêmicos Tobias Menezes Neto e Isabelle Valois foram para Portugal e apresentaram para a comunidade internacional de pesquisa todo o processo de elaboração do projeto, uma base de resultados e os próximos passos a serem desenvolvidos. O 3º encontro em Ensino e Divulgação das Ciências reuniu na sessão de posters 16 projetos de divulgação científica, pesquisa e ensino de abrangência Internacional. Entre esses projetos constaram autorias norte americanas, portuguesas, espanholas e brasileiras, entre eles a representatividade das pesquisas do IFAM. 

Um dos projetos se destina ao ensino da física para alunos do ensino integrado do IFAM por meio dos personagens de super-herói no meio de HQs com o tema "O uso da história em quadrinhos (HQ, COMICS) para o Ensino e Difusão da Ciência Direcionada a Estudantes de Ensino Médio do IFAM". Este projeto é desenvolvido pelo acadêmico do 3º período do curso de Tecnologia em Produção Publicitária do Campus Manaus Centro (CMC), Tobias Menezes Neto, orientado pelos professores Andre Salgado e Wallace Lira.

Para Tobias estar inserido nesse cenário tão diversificado e seleto lhe deu a certeza de estar trilhando o caminho correto em busca de maior representatividade no cenário científico internacional. “A experiência foi única. Conseguimos ter uma boa troca de contatos com pesquisadores, conhecer um pouco das experiências de pesquisas desenvolvidas em outros países, entrelaçar teorias e conexões que seriam impossíveis de acontecer em outro cenário. Um evento como esse alavanca não só o nome do IFAM, mas também estimula e fomenta a presente e futuras pesquisas”, analisou o acadêmico. 

O segundo projeto aprovado foi “O discurso científico como ferramenta persuasiva na publicidade em jornais impressos no Amazonas no século XIX”, em desenvolvimento pela acadêmica do 3º período de Produção Publicitária do Campus Manaus Centro, Isabelle Valois, e orientado pelos professores Andre Salgado e Everton Moura Arruda.

De acordo com a acadêmica, participar de uma experiência como essa é única e de total importância não só na representatividade do IFAM, como também para o currículo acadêmico e na vida profissional. “Desde o início do curso, os professores do instituto tem nos influenciado a viver definitivamente a vida acadêmica, principalmente mergulhados em atividades de pesquisa, a olhar essa oportunidade como única e é fato, não tem como não se apaixonar. A cada dia que olho para meu projeto e dou continuidade ao seu desenvolvimento, mais me apaixono por ele. Quando soube que nossas pesquisas acadêmicas haviam sido aprovadas no meio de trabalhos desenvolvidos só por mestres e doutores na área da divulgação científica, juro que fiquei surpresa, mas isso vem para nos mostrar que estamos no caminho certo”, comentou.

Para Valois a conquista foi maior quando soube que iria seguir para Portugal e junto a outros pesquisadores explanar a ideia de pesquisa, dados e etapas. “A história do Amazonas por si próprio já conquista muitos, não há dúvida de como somos capazes de se envolver nos principais congressos internacionais. Sou totalmente grata ao IFAM por buscar meios de nos proporcionar a ida até Portugal, onde tivemos uma experiência maravilhosa e uma troca de experiência única. Isso tudo pesará e muito no currículo acadêmico como também vem fortalecer a importância do instituto no Amazonas, seu desenvolvimento e investimento”, detalhou a acadêmica.

O LACC

Os projetos fazem parte do grupo de pesquisa Linguagem, Arte, Comunicação e Ciências (LACC) e estão na lista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) voluntariado. Para o professor Andre Salgado, a ida dos acadêmicos a Portugal é mais que um resultado refletida da gestão atual do IFAM. “A ida dos acadêmicos ao encontro de ensino e difusão da ciência é resultado de uma nova realidade que reflete a gestão atual, valorizando o esforço de todo o instituto em ensino, pesquisa, extensão e inovação. Que possamos ter mais e mais resultados de nossas pesquisas colocadas para debates internacionais e levar o nome do instituto para novas fronteiras", reforçou Salgado.

Já o professor Everton destaca que o apoio que os alunos tem recebido tanto do reitor professor Antônio Venâncio Castelo Branco, quanto da Diretora do Campus Manaus Centro, professora Maria Stella tem sido fundamental para a consolidação dessa cultura de pesquisa. “Estimular os alunos a gerar conhecimento e compartilhá-los com o mundo proporciona ao estudante um novo patamar para encarar sua vida acadêmica, agora não mais apenas como receptor, mas como gerador de conhecimento. E ao tomar contato com novas atividades que estão sendo desenvolvidas em outras instituições, como a Factory Design, alunos e professores com o apoio da instituição podem trazer mais essa inovação para Manaus”, disse um dos orientadores das pesquisas.

Segundo o professor Wallace Lira, outro envolvido na orientação das pesquisas, o projeto em si envolve mais que a ciência. “Sem imaginação e imaginário não há ciência nem arte. Sem a liberdade criativa para pensar além das possibilidades físicas da matéria não há como desvelar as novas possibilidades de se entender a realidade. Portanto, usar de elementos que são de grande poder imaginativo é o trunfo do ensino de ciências aportado pela cultura das Histórias em Quadrinhos. Somos seres imagéticos e, a partir dessa condição, é mais do que esperado o uso de elementos visuais que possam traduzir de forma didática e divertida as questões simples do nosso cotidiano até as mais complexas nesse mundo da Física”, exclamou.

Os Projetos

O uso da história em quadrinhos (HQ e Comics) para o ensino e difusão da ciência direcionada a estudantes do Ensino Médio do IFAM é um projeto que abrange tanto a necessidade de divulgação científica quanto a necessidade de gerar novas didáticas de ensino. O objetivo é produzir histórias em quadrinhos como uma proposta comunicativa para ensino e difusão da ciência direcionada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

O segundo projeto sobre o discurso científico como ferramenta persuasiva na publicidade em jornais impressos no Amazonas no século XIX aborda sobre o período em que o primeiro jornal amazonense passou a circular e cita como as pesquisas e o jornalismo científico influenciaram na comunicação. 

Visita a Porto Design Factory (PDF)

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Porto Design Factory (PDF) e fortalecer projetos futuros e, consequentemente, parcerias entre IFAM e a PDF.  

 A infraestrutura impressionou os alunos amazonenses. “Ficamos encantados com a estrutura, como idealização e concretizam os projetos na PDF. É gratificante saber que o IFAM tem se envolvido em conversas com a PDF em busca de parcerias, envolvimento dos discentes e até docentes no projetos e quem sabe até desenvolver a técnica utilizada por eles, aqui no Amazonas. Estamos no aguardo das novidades que isso tudo pode vir gerar”, comentou.  

Para Tobias Menezes, o objetivo da geração de conhecimento é sobretudo o seu compartilhamento. “Foi exatamente isso o que vimos na PDF, que pensa pioneiramente nesta interação humana em busca de novas saídas para questões e problemáticas de indústrias internacionalmente conhecidas. Pensar na interação humana como didática primordial na resolução de questões é a essência da divulgação científica que buscamos nessa inserção em Porto, e exatamente por isso essa visita foi de suma importância”, completou.

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