Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Lançamento do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública

Notícias

Lançamento do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública

Evento

por publicado: 31/08/2015 11h46 última modificação: 01/09/2015 16h51

Durante os dias 10 e 11 de Setembro acontece o lançamento do programa Agenda Ambiental na Administração Pública A3P no IFAM. Com a palestrante Monica Rocha, especialista em políticas públicas e questões ambientais, palestrando nos campi CMC, CMZL e CMDI. No CMC, o evento acontece  no  Auditório Jorge Alberto Furtado das 15h às 17h no dia 10 (quinta-feira).

 Conhecendo o Programa

A Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P é um programa, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de promover a responsabilidade socioambiental e a adoção de procedimentos, referenciais de sustentabilidade e critérios socioambientais nas atividades do setor público.

A A3P é uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados, para a mudança de hábitos e a difusão do programa.

São os objetivos da A3P:
I - orientar os gestores públicos para a adoção de princípios e critérios de sustentabilidade em suas atividades;

II - apoiar a incorporação de critérios de gestão socioambiental nas atividades públicas;

III - promover a economia de recursos naturais e eficiência de gastos institucionais;

IV - contribuir para revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais de sustentabilidade no âmbito da administração pública.

A A3P trabalha com seis eixos temáticos: I - uso racional dos recursos naturais e bens públicos; II - gestão adequada dos resíduos; III - melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho; IV - sensibilização e capacitação dos servidores; V - contratações públicas sustentáveis; VI - implementação de critérios para construções sustentáveis.

Qualquer instituição da administração pública, de qualquer uma das esferas de governo, pode e deve implantar a A3P, basta decidir e promover as ações. Para auxiliar o processo de implantação da agenda o Ministério do Meio Ambiente propõe aos parceiros interessados a sua institucionalização por meio da assinatura do Termo de Adesão que tem por finalidade integrar esforços para desenvolver projetos destinados à implementação da agenda. A assinatura do termo demonstra o comprometimento da instituição com a agenda socioambiental e a gestão transparente.

Confira o banner