Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Pesquisas desenvolvidas no curso de Tecnologia em Alimentos são apresentadas em congresso realizado em Portugal

Apresentações ocorreram durante congresso de engenharia alimentar, na cidade de Faro, na região do Algarve, em Portugal

por publicado: 17/07/2019 12h36 última modificação: 17/07/2019 18h22

Quatro pesquisas desenvolvidas no curso de Tecnologia em Alimentos, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) - Campus Manaus Centro (CMC), foram apresentadas no Congresso Iberoamericano de Engenharia Alimentar (XII Cibia). O evento ocorreu nos dias 1º a 4 de julho, na cidade de Faro, na região do Algarve, em Portugal.

02.jpgProfessora Lúcia Boeira (IFAM) junto a Maria Margarida Vieira, Presidente da Comissão Organizadora, no dia 2 de Julho.

Os trabalhos apresentados foram:

Effect of Oven Drying on Proximate Composition and Total Phenolic Content of Cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal)
Lúcia Schuch Boeira, Luyara de Almeida Cavalcante, Juliana Lacet Zendim, André Massato OE, Ocileide Custódio da Silva, Maiara Lopes Ferreira Sales, Yanne Katiussy Pereira Gurgel AUM

Estudo da atividade antioxidante em vinhos de açaí elaborados por diferentes processos
Lúcia Schuch Boeira, Jaqueline de Araújo Bezerra, Sandra Viana Cád, Josiana Moreira Mar, Edgar Aparecido Sanches

Kristyane Suelen Arcanjo da Silva, Grazielle Costa Pontes, Teodora Tânia Dutra dos Santos, Lúcia Schuch Boeira, Helyde Albuquerque Marinho

Elaboração e caracterização de biscoito à base do resíduo de tambaqui
Grazielle Costa Pontes, Kristyane Arcanjo da Silva, Teodora Tânia Dutra dos Santos, Sergio Duvoisin Junior, Helyde Albuquerque Marinho e Lúcia Schuch Boeira

Cooperação técnica

O trabalho ‘Elaboração e caracterização de biscoito à base do resíduo de tambaqui’ tem cooperação técnica com a empresa Dipeixe Indústria e Comércio de Peixe LTDA, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Ifam), para atender a demanda de aproveitamento das sobras do tambaqui desossado. Assim, a pesquisa tem como objetivo produzir uma massa de biscoito, a partir das sobras que ficam na espinha do peixe.

Parcerias

As pesquisas, desenvolvidas por professores e alunos pesquisadores do curso de Tecnologia em Alimentos do IFAM-CMC, foram realizadas em parceria e coautoria com pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Sobre o evento

Este ano, o congresso teve como tema ‘Desafiando a Engenharia Alimentar a promover o processamento de alimentos sustentável’, tendo como instituição anfitriã a Universidade do Algarve, que fica situada na cidade de Faro, na região do Algarve, em Portugal.

O Cibia reúne pesquisadores, profissionais e estudantes, com objetivo de promover a investigação e difusão do conhecimento sobre Engenharia Alimentar na América Latina e Península Ibérica e sua projeção em todo o mundo.

Site do evento: https://www.cibia-2019.org/

05.jpgApresentação oral da professora Lúcia Boeira no dia 2 de Julho, com o estudo sobre vinhos de açaí.

03.jpgExposição de banner da profa. Lúcia Boeira no dia 3 de Julho, com estudo sobre o efeito do processo de secagem do Cubiu.

04.jpgProfessora Lúcia Boeira e Grazielle Pontes, técnica do INPA egressa do curso de Tecnologia em Alimentos do CMC,  na exposição do banner no dia 4 de julho, com o estudo sobre o biscoito de tambaqui.