Pesquisa e Pós-Graduação
ESTRUTURA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (DIPESP)
A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPESP) é o Órgão Executivo Especializado que se ocupa em planejar, coordenar, supervisionar, implementar e acompanhar os cursos de Pós-Graduação stricto e lato sensu, bem como avaliar os projetos e atividades de Pesquisa realizadas na Instituição. Para realizar suas ações, a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação conta em sua estrutura organizacional, com uma direção, cinco coordenações gerais, duas secretarias de mestrado, quatro assistentes administrativas, uma auxiliar em administração, uma assistente de alunos, uma técnica em assuntos educacionais e um técnico de laboratório em informática:
Diretoria (DIPESP)
Coordenação Geral de Pós-Graduação (CGPG)
Coordenação de Pesquisa e Cooperação Técnica-Científica (CPCT).
Página: http://www2.ifam.edu.br/campus/cmc/pesquisa/pesquisa-1
Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Coordenação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
Coordenadora: Profª. Dra. Soraya Aquino.
Coordenação do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Coordenadora: Profª. Dra. Deuzilene Marques Salazar.
Página: http://www2.ifam.edu.br/profept
Telefone: + 55 92 3621-6792
Coordenação Geral de Pós-Graduação (CGPG)
A CGPG tem por atribuição precípua fomentar novos cursos de pós-graduação para atender tanto a sociedade em que está inserido o Instituto Federal do Amazonas - IFAM - quanto à necessidade institucional do Campus Manaus Centro - CMC - de qualificar seus quadros: técnico-administrativo e docente, atendendo assim aos planos de carreira e, quando solicitada, auxiliar as demais coordenações de curso de pós-graduação.
Coordenação de Pesquisa e Cooperação Técnica-Científica (CPCT)
A CPCT é responsável pelo acompanhamento, desenvolvimento e avaliação de projetos e relatórios de pesquisa no âmbito do desenvolvimento do pensamento científico/tecnológico e à iniciação à pesquisa de estudantes dos cursos regulares do Campus IFAM - Manaus Centro.
Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
O MPET é responsável pela área de concentração Processos e Produtos para o Ensino Tecnológico e é estruturado em duas linhas de pesquisa: Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico - investiga focos temáticos de ordem estrutural, organizacional, didática e pedagógica referentes aos processos formativos de professores em instituições de ensino tecnológico, considerando as peculiaridades dos impactos e repercussões decorrentes da organização do trabalho pedagógico do professor que atua naquela modalidade de ensino.
Coordenação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
O MNPEF é responsável pela capacitação, em nível de mestrado, uma grande fração de professores da educação básica quanto ao domínio de conteúdos atualizados de física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizem recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.
Linhas de pesquisa:
- Física no Ensino Fundamental
Área de concentração: Física na Educação Básica
Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental, de forma integrada com outras disciplinas.
- Física no Ensino Médio
Área de concentração: Física na Educação Básica
Atualização do currículo de Física para o Ensino Médio de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando uma compreensão adequada das mudanças que esses conhecimentos provocaram e irão provocar na vida dos cidadãos.
- Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física
Área de concentração: Formação de professores de Física em nível de mestrado
Desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, mídia para tablets, plataforma para simulações e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.
Coordenação do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
O ProfEPT é responsável por proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Nesse sentido, se propõe a alcançar os seguintes objetivos específicos:
a) Atender à necessidade de formação continuada, numa perspectiva interdisciplinar e em nível de mestrado, voltada para profissionais da Rede Fed4.eral de Educação Profissional e Tecnológica a fim de desenvolverem atividades de ensino, gestão e pesquisa relacionados à educação profissional e tecnológica, na perspectiva de elaboração de produtos educacionais e materiais técnico-científicos com vistas à inovação tecnológica.
b) Atender à necessidade de desenvolvimento de trabalhos de investigação interdisciplinar, constituído pela interface entre Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, na perspectiva de melhoria dos processos educativos e de gestão em espaços formais ou não-formais.
c) Atender à demanda nacional por formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas que integrem os saberes práticos inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado e interdisciplinar, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural nas diversas regiões do Brasil.
O profissional egresso deverá estar habilitado a desenvolver atividades de pesquisas e relacionadas ao ensino, voltadas para a educação profissional e tecnológica, em espaços formais e não formais, capaz de desenvolver soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do ensino.
Publicado por: Alexsander Silva.