Pesquisa e Pós-Graduação

                                                                                         ESTRUTURA



                                      DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (DIPESP)


     A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPESP) é o Órgão Executivo Especializado que se ocupa em planejar, coordenar, supervisionar, implementar e acompanhar os cursos de Pós-Graduação stricto e lato sensu, bem como avaliar os projetos e atividades de Pesquisa realizadas na Instituição. Para realizar suas ações, a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação conta em sua estrutura organizacional, com uma direção, cinco coordenações gerais, duas secretarias de mestrado, quatro assistentes administrativas, uma auxiliar em administração, uma assistente de alunos, uma técnica em assuntos educacionais e um técnico de laboratório em informática:

 

     Diretoria  (DIPESP)

     Diretor: Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga.
     e-mail: amarildo.gonzaga@ifam.edu.br
     Telefone: (92) 3621-6723

     Coordenação Geral de Pós-Graduação (CGPG)

     Coordenador: Prof. MSc. Fabrício de Oliveira Farias
     e-mail: fabriciofarias@ifam.edu.br / cgpg@ifam.edu.br
     Telefone: (92) 3621-6750

 

     Coordenação de Pesquisa e Cooperação Técnica-Científica (CPCT).

     Coordenador: Prof. MSc. Álefe Lopes Viana
     e-mail: alefe.viana@gmail.com

     Página: http://www2.ifam.edu.br/campus/cmc/pesquisa/pesquisa-1

     email: cpct@ifam.edu.br 
     Telefone: (92) 3621-6785


     Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)

     Coordenadora: Profª. Dra. Andréa Pereira Mendonça.
     e-mail: andrea.ifam@gmail.com

     Vice-Coordenadora: Profª. Dra. Maria Lúcia Tinoco Pacheco.
     e-mail: lwtinoco@gmail.com

     Página: http://mpet.ifam.edu.br/
     email: sec.mpet.ifam@gmail.com 
     Telefone: (92) 3621-6732  
 

    

     Coordenação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

     Coordenadora: Profª. Dra. Soraya Aquino.

     email: mnpef-polo4@ifam.edu.br
     Telefone: + 55 92 3621-6792

        

 

    

     Coordenação do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

     Coordenadora: Profª. Dra. Deuzilene Marques Salazar.

     Secretária: Sara Gonsalves Yamada.
     e-mail: sec.profept.am@gmail.com

     Página: http://www2.ifam.edu.br/profept

     Email: profeptifam@ifam.edu.br

     Telefone: + 55 92 3621-6792

 


 

Coordenação Geral de Pós-Graduação (CGPG) 

A CGPG tem por atribuição precípua fomentar novos cursos de pós-graduação para atender tanto a sociedade em que está inserido o Instituto Federal do Amazonas - IFAM - quanto à necessidade institucional do Campus Manaus Centro - CMC -  de qualificar seus quadros:  técnico-administrativo e docente, atendendo assim aos planos de carreira e, quando solicitada, auxiliar as demais coordenações de curso de pós-graduação. 


 

Coordenação de Pesquisa e Cooperação Técnica-Científica (CPCT) 

A CPCT é responsável pelo acompanhamento, desenvolvimento e avaliação de projetos e relatórios de pesquisa no âmbito do desenvolvimento do pensamento científico/tecnológico e à iniciação à pesquisa de estudantes dos cursos regulares do Campus IFAM - Manaus Centro.



Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)

O MPET é responsável pela área de concentração Processos e Produtos para o Ensino Tecnológico e é estruturado em duas linhas de pesquisa: Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico -  investiga focos temáticos de ordem estrutural, organizacional, didática e pedagógica referentes aos processos formativos de professores em instituições de ensino tecnológico, considerando as peculiaridades dos impactos e repercussões decorrentes da organização do trabalho pedagógico do professor que atua naquela modalidade de ensino.



Coordenação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

O MNPEF é responsável pela capacitação, em nível de mestrado, uma grande fração de professores da educação básica quanto ao domínio de conteúdos atualizados de física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizem recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

Linhas de pesquisa:

 

  • Física no Ensino Fundamental

        Área de concentração: Física na Educação Básica

        Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental, de forma integrada com outras disciplinas.

 

  • Física no Ensino Médio

       Área de concentração: Física na Educação Básica
       Atualização do currículo de Física para o Ensino Médio de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando uma compreensão adequada   das  mudanças que esses conhecimentos provocaram e irão provocar na vida dos cidadãos.

 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física

       Área de concentração: Formação de professores de Física em nível de   mestrado
      Desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, mídia para tablets, plataforma para simulações e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.

 



Coordenação do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

O ProfEPT é responsável por proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Nesse sentido, se propõe a alcançar os seguintes objetivos específicos:

a) Atender à necessidade de formação continuada, numa perspectiva interdisciplinar e em nível de mestrado, voltada para profissionais da Rede Fed4.eral de Educação Profissional e Tecnológica a fim de desenvolverem atividades de ensino, gestão e pesquisa relacionados à educação profissional e tecnológica, na perspectiva de elaboração de produtos educacionais e materiais técnico-científicos com vistas à inovação tecnológica.

b) Atender à necessidade de desenvolvimento de trabalhos de investigação interdisciplinar, constituído pela interface entre Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, na perspectiva de melhoria dos processos educativos e de gestão em espaços formais ou não-formais.

c) Atender à demanda nacional por formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas que integrem os saberes práticos inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado e interdisciplinar, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural nas diversas regiões do Brasil.

O profissional egresso deverá estar habilitado a desenvolver atividades de pesquisas e relacionadas ao ensino, voltadas para a educação profissional e tecnológica, em espaços formais e não formais, capaz de desenvolver soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do ensino.




Publicado por: Alexsander Silva.