Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Aluno do Curso Integrado Realiza Apresentação sobre Autismo e o Combate ao Capacitismo

por publicado: 23/09/2024 15h42 última modificação: 23/09/2024 15h43

Iniciativa, promovida pelo aluno Paulo Pereira

A-3.jpgNo dia 19/09/2024, o aluno Paulo Pereira, do curso integrado, realizou uma apresentação dialogada na sala de aula sobre a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o combate ao capacitismo. Paulo, que é autista, modifica sua perspectiva única sobre o que é o autismo, desmistificando opiniões equivocadas e trazendo reflexões importantes sobre sua condição.

Durante a apresentação, Paulo abordou as características do autismo, ressaltando que o espectro é amplo, e que cada pessoa autista possui suas próprias singularidades, desafiando estereótipos e preconceitos comuns. Ele também destacou como o capacitismo – o preconceito e a discriminação contra pessoas com deficiência – afetando a vida das pessoas, criando barreiras sociais e atitudes.

A_4.jpgTrouxe a importância de ver as pessoas com deficiência não como "incapazes", mas como indivíduos que possuem diferentes formas de interagir com o mundo. A turma se mostrou bastante receptiva, participando ativamente com perguntas e reflexões, enriquecendo o debate.

Essa iniciativa, promovida pelo próprio aluno, reflete o compromisso do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) com a inclusão e a promoção contínua de um espaço educacional acolhedor, onde todos têm voz e vez. A Coordenação de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (CAPNE) parabeniza o aluno Paulo Pereira por sua iniciativa, coragem e protagonismo na condução de um tema tão importante para todos.
A_2.jpg