Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Alunos(a) do Curso FIC de Desenvolvimento de Aplicativo do IFAM/CMDI apresentam trabalho em evento Internacional

por publicado: 25/06/2023 08h28 última modificação: 25/06/2023 08h37

Projeto de Capacitação e Empreendedorismo 4.0 com ênfase nas Novas Tecnologias

WhatsApp Image 2023-06-24 at 13.28.10 (4).jpeg
No dia 20 de junho de 2023 apresentaram-se em um evento internacional os alunos do Curso FIC de Desenvolvimento de Aplicativo do IFAM/CMDI. Trata-se da I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciências de Dados do Amazonas e II Conferência de Ciências de Dados para Ciências Sociais, que ocorreram no Centro de Convenções Vasco Vasques, entre os dias 19 e 23 de junho.
O Curso FIC de Desenvolvimento de Aplicativo faz parte do Projeto de Capacitação e Empreendedorismo 4.0 com ênfase nas Novas Tecnologias, viabilizado com recurso de aporte PD&I do Convênio nº 01/2023, celebrado com a LG Electronics e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM – FAEPI.
WhatsApp Image 2023-06-24 at 13.28.10 (3) (1).jpegDurante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de assistir à apresentação de pitchs de empresas de Portugal e de outras partes do mundo e exclusivamente tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias e projetos para uma banca de avaliadores formadores de opinião e investidores da Universidade de Aveiro, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Startup Navegam, Labyfuzzy - UFRJ, Associação de Startups da Amazônia - ASIAM e membros do governo do Estado do Amazonas.
WhatsApp Image 2023-06-24 at 10.59.43 (1).jpegNa ocasião, foram apresentados seis projetos no formato pitchs de três minutos, os quais impressionaram e impactaram de forma positiva os avaliadores, além de receber elogios da audiência sobre a maturidade e profissionalismo dos jovens de 14 a 19 anos, que são bolsistas do programa patrocinado pela empresa LG no Campus Manaus Distrito Industrial do IFAM.
O evento oportunizou aos alunos a participação em entrevistas e realizar network com outros alunos e profissionais do ecossistema de inovação do Estado e do exterior, participação que foi acompanhada pelo time do CMDI formado por orientador, monitores, professora de Empreendedorismo e da empresa de consultoria, que conduziram a visita dos alunos também nos estandes e demais atrações no local, sendo convidados especiais, ao final das apresentações e arguições da banca, para participar do coffee break promovido pela ASIAM.
Os organizadores do evento parabenizaram de forma enfática a iniciativa da LG e do IFAM, em especial por serem alunos do ensino médio, de escolas públicas, de periferia e em situações de risco e vulnerabilidade, que estão tendo a oportunidade de apresentarem soluções inovadoras, repetíveis e escaláveis no município de Manaus/AM para o mundo, por meio do empreendedorismo inovador promovido pelo projeto.
WhatsApp Image 2023-06-24 at 13.28.10 (1) (1).jpegA visita foi articulada pela professora da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, senhora Olinda Marinho, e em parceria com a Consultoria Marinho Comércio Exterior e a Innatus Hub em parceria com a gestão da Associação de Startups da Amazônia, representada pelo senhor Amaike Kerik. Ação que contou com apoio do Diretor Geral do CMDI, senhor Nivaldo Rodrigues e Silva, na disponibilidade de transporte, e da diretora de Extensão, Pesquisa e Inovação Tecnológica, senhora Samirames Fleury em conjunto a Coordenação do Projeto, senhoras Cassiana Andrade e Emmily Sarmento.
Sobre A I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade de Aveiro (Portugal), a qual conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas (Brasil), com o objetivo de refletir sobre os desafios da tomada de decisão em políticas públicas e o papel da ciência dos dados para qualificar a concepção, a implementação e a avaliação dessas políticas. Junta-se a este evento a organização da II Conferência de Ciência de Dados para as Ciências Sociais.
WhatsApp Image 2023-06-24 at 13.28.11 (2).jpegO caráter internacional e a vertente interdisciplinar que se procura promover traduz-se no intercâmbio científico-tecnológico e na difusão de conhecimento envolvendo investigadores de diversos países e domínios de atuação e escalas de intervenção.
WhatsApp Image 2023-06-24 at 10.58.20 (1).jpegWhatsApp Image 2023-06-24 at 13.28.10 (2) (1).jpeg