Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Aula inaugural do curso (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

Aula inaugural do curso (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

por publicado: 27/03/2022 18h25 última modificação: 27/03/2022 18h31

Programa Qualifica Mais Energif

WhatsApp Image 2022-03-25 at 15.03.38 (1).jpegO Campus Manaus Distrito Industrial do Instituto Federal do Amazonas realizou, nesta segunda-feira,21, a aula inaugural do curso de formação inicial e continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, oferecido pelo programa Qualifica Mais Energif, do governo federal.
Os alunos foram recepcionados pelo Diretor Geral, Professor Nivaldo Rodrigues e Silva, Diretora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Samirames Fleury, Coordenadora de Projetos e Cursos de Extensão, Maria Cassiana Braga e Equipe Administrativa do Projeto ENERGIF. No campus Manaus Distrito Industrial, esta formação é coordenada pelo Engenheiro Eletricista Vanio de Sales, coordenador de laboratórios do campus.
O EnergIF foi criado com a intenção de focar em medidas de melhoria no desempenho enérgico da Rede Federal, bem como qualificar e ampliar a oferta de profissionais no segmento de Energias Renováveis. Segundo Nivaldo Rodrigues, "Essa ação tem um alinhamento e sinergia da Gestão, que é direcionar as ações do ensino, pesquisa e extensão para as 5 tecnologias emergentes dessa década e acrescenta que a qualificação profissional promovida pelo curso ampliará as oportunidades de inserção dos alunos no mercado de trabalho".
WhatsApp Image 2022-03-25 at 15.04.42.jpegO Curso de formação inicial e continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, tem a carga horária total de 200 horas.O objetivo do curso é qualificar profissional a analisar, quantificar e realizar a instalação, a reparação e a manutenção elétrica de sistemas de geração de energia residencial e comercial que utilizem painéis solares fotovoltaicos. Estruturado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o curso faz parte do programa Qualifica Mais Energif, e a adesão do IFAM foi articulada pela Pró-reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica - IFAM. O curso eletricista de energias renováveis ofertará 200 vagas, divididas em 5 turmas ao longo do ano de 2022.

WhatsApp Image 2022-03-25 at 15.04.41.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-25 at 15.03.40 (1).jpeg