Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Certificação dos alunos do Curso de BIG DATA ofertado pelo Projeto Capacitar 4.0

por publicado: 02/09/2022 14h00 última modificação: 02/09/2022 14h11

Qualificação de profissionais

No dia 01 de setembro de 2022, das 10h às 11h30min, aconteceu na Sala 06 do Campus Manaus Distrito Industrial a certificação dos alunos do Curso Big Data com a participação da Diretora de Extensão, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica do Campus Manaus Distrito Industria - Servidora Samirames da Silva Fleury, Coordenador do Projeto Capacitar 4.0 – Prof. Alyson de Jesus dos Santos, Diretor do Campus Manaus Distrito Industrial – Prof. Nivaldo Rodrigues e Silva, além da participação da equipe do Curso com o Instrutor - Sérgio Roberto Gonzaga, apoio administrativo - Elane de Souza Mafra e laboratorista - Ronildo Gomes Praia.

WhatsApp Image 2022-09-02 at 13.54.44.jpegWhatsApp Image 2022-09-02 at 13.53.56.jpeg
Na ocasião o Prof. Alyson de Jesus dos Santos falou um pouco sobre o projeto e destacou a importância dos cursos ofertados para nossa região, segundo ele “as empresas estão carentes de profissionais capacitados na área de indústria 4.0 e muitos profissionais contratados são oriundos de outros estados”.

WhatsApp Image 2022-09-02 at 13.52.51.jpeg
A aluna Flávia Rafaela Silva, destacou que não tinha uma dimensão de como funcionava o Big Data, mas com o curso ela entendeu da importância dos dados para empresa e também do cuidado com os dados pessoais na internet.

WhatsApp Image 2022-09-02 at 13.51.25.jpeg
Fotos de alguns alunos recebendo certificado

O Curso de Big Data é uma capacitação que foi desenvolvido por meio do Projeto Capacitar 4.0 - Manaus: Criando uma Cultura de Transformação e Inovação, fomentado com recurso de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação aportado pela empresa Flex Imp. Export. Ind. e Comer de Máquina e Motores Ltda, com interveniência da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM – FAEPI, com Apoio do Polo de Inovação do IFAM e Pró-reitoria de Extensão (PROEX).
O Projeto Capacitar 4.0 está na sua 2º edição e a 1º foi realizada em 2021 nos Campi de Tabatinga, Lábrea, Coari, Parintins, Humaitá e Tefé, ofertando o curso de Informática Aplicada a Redes de Computadores e Internet, já na 2º edição os cursos estão sendo ofertados no Campi Manaus Distrito Industrial, Manaus Centro e Manaus Zona Leste.

A edição de 2022 tem como objetivo promover a qualificação de profissionais residentes no município de Manaus em tecnologias voltadas para Indústria 4.0, por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos, fortalecendo a integração no mundo do trabalho, como processo educativo intercultural e investigativo de produção e a recriação de soluções técnicas voltados para problemas reais da sociedade, possibilitando o desenvolvendo Pesquisa e Inovação na região. Com isso estão sendo ofertados pelo projeto os seguintes Cursos de Capacitação:

⦁ Manufatura Aditiva: Prototipagem e Impressão 3D – 100h
⦁ linguagem de programação Python – 62h
⦁ Aprendizado de Máquina e Visualização de Dados – 80h
⦁ Redes Neurais Artificiais (Deep Learning) – 100h
⦁ Big Data – 130h
⦁ Visão Computacional – 100h
⦁ Internet das Coisas Industriais (IIoT) – 100h
⦁ Corte por Comando Numérico Computadorizado (CNC) – 40h

O projeto está com inscrição aberta para os cursos de Visão Computacional, Redes Neurais Artificiais (Deep Learning) e Corte por Comando Numérico Computadorizado, maiores informações e inscrições acesse: http://www2.ifam.edu.br/campus/cmdi/editais/chamada-publica-no-013-2022-cmdi-ifam-de-22-de-agosto-de-2022/view