Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Equipes do IFAM/CMDI tem projeto aprovado em programa de inovação FIBRIA INSIGHT

por publicado: 18/12/2017 09h51 última modificação: 18/12/2017 10h12

A FIBRIA, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, lançou, no 2º semestre de 2017, um programa de inovação aberta, batizado de FIBRIA INSIGHT. A iniciativa da companhia teve por objetivo estimular o trabalho e a parceria com startups, empresas, universidades e centros de pesquisa na busca por novas ideias, soluções, tecnologias e/ou desenvolvimento de novos negócios. O FIBRIA INSIGHT teve 3 etapas: análise dos projetos submetidos, projetos selecionados para imersão e divulgação dos finalistas.

Pesquisadores do Campus Manaus Distrito Industrial - CMDI, do Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais - LSCN, atentos a oportunidades na pesquisa aplicada, submeteram 3 projetos, dos quais 2 foram selecionados para a etapa de imersão.

Na etapa de imersão, período de 20/11 à 11/12, na sede da empresa TECHMALL, em Belo Horizonte, o Prof. Dr. Lizandro Manzato e o M.Sc Mitsuo Lopes Takeno, representantes dos dois projetos selecionados, foram capacitados para transformarem os projetos em planos de negócio.

01.png

O DEMO DAY, foi a 12/12 em São Paulo, dia da apresentação dos 15 projetos que viraram planos de negócio. Os projetos foram avaliados por uma banca com membros da FIBRIA, em torno de 19 avaliadores, das mais diversas áreas: administrativa, pesquisa e desenvolvimento e diretores. Foram escolhidos 7 finalistas, 6 para o desafio da celulose microfibrilar - CMF e 1 do desafio de embalagens. O IFAM emplacou os dois projetos, “Celulose Microfibrilar na Construção Civil: Viável e Sustentável” e “Sensores Flexíveis e Celulose Microfibrilar: Caminhendo para Gerar Energia”, como finalistas no desafio da CMF. Os demais projetos finalistas foram da EEL/USP, DEMA/UFSCar, CTNANO/UFMG, Startup Nanomix e UFPel.

As equipes finalistas dos projetos, do IFAM são: “Celulose Microfibrilar na Construção Civil: Viável e Sustentável”: Prof. Dr. Lizandro Manzato - IFAM/CMDI; Prof. Dr. Prannoy Suraneni - University Miami; Prof. Dr. John Simonsen - Oregon State University; Prof. Dr. João Almeida de Melo Filho - UFAM; Prof. Dr. Felipe José da Silva - IFRJ; M.Sc Mitsuo Lopes Takeno - IFAM/CMDI ; M.Sc Gleicyanne Portela - SEDUC/AM; Eng. Roni Martins Schmeling - Wincret Designer Concrete Products Ltda; Eng. Eliane Furuya - Wincret Designer Concrete Products Ltda; Prof. Esp. Kirlane Caroline Abreu Cabral - IFAM/CMDI.

“Sensores Flexíveis e Celulose Microfibrilar: Caminhando para Gerar Energia”: Prof. Dr. Lizandro Manzato - IFAM/CMDI; Prof. Dr. John Simonsen - Oregon State University; Prof. Dr. Valdeir Arantes - USP/EEL; M.Sc Mitsuo Lopes Takeno - IFAM/CMDI ; Quim. Wanison André Gil Pessoa Junior IFAM/CMDI; Prof. Esp. Kirlane Caroline Abreu Cabral - IFAM/CMDI.

Os projetos finalistas, a partir de janeiro de 2018, irão construir em conjunto com a FIBRIA o desenvolvimento do plano de negócio.

Para o Prof. Dr. Lizandro Manzato a oportunidade foi de ouro, pois durante a imersão houve a possibilidade de aprendizado sobre a elaboração de um plano de negócios - Business Case transformando ideias em produtos, além de fomentar parcerias entre os participantes na etapa de imersão.  Nós estabelecemos parcerias com o Prof. Dr. Valdeir Arantes da EEL/USP e com a Profa. Dra. Cristiane Reis Martins da UNIFESP-Campus Diadema.

Foi muito bom estar inserido durante vinte e quatro dias com pesquisadores de diversas instituições e/ou startups Brasileiras e Estrangeiras que estudam as aplicações da nanocelulose. Agradeço ao Programa FIBRIA INSIGHT, a TECHMALL pelo aprendizado e a FIBRIA por acreditar nas nossas soluções.