Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Início da segunda turma do Curso FIC de Eletricista de Sistemas Fotovoltaicos

Início da segunda turma do Curso FIC de Eletricista de Sistemas Fotovoltaicos

por publicado: 27/10/2023 20h21 última modificação: 27/10/2023 20h31

Inserção de energias renováveis na composição da matriz elétrica brasileira

Curso FIC ENERGIFE.jpegNo dia 25 de outubro de 2023, quarta-feira, teve início a segunda turma do Curso FIC de Eletricista de Sistemas Fotovoltaicos, que foi lançado pela Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (DIPEXPI) do IFAM Campus Manaus Distrito Industrial. Sua abertura contou com a presença do Coordenador do Curso, Vanio de Sales Oliveira, da Supervisora do Curso, Luzilângela Vieira Barbosa, e do Coordenador de Cursos, Programas, Projetos e Relações Comunitárias, Tiago Dezincourt Guimarães.
Atualmente, a inserção de energias renováveis na composição da matriz elétrica brasileira tem se mostrado em franca expansão, principalmente devido aos diversos problemas ambientais decorrentes do uso de combustíveis fósseis. A energia solar é uma fonte renovável de energia, limpa, silenciosa e o painel fotovoltaico pode ser instalado em qualquer local que receba luz solar.
Deste modo, esta modalidade de energia ganha mais espaço e popularidade no mundo inteiro, principalmente no Brasil, não apenas pelas condições climáticas favoráveis, mas também pelo elevado custo atual da energia elétrica.  Dado ao grande potencial de insolação do território brasileiro, a energia solar fotovoltaica tornou-se uma Curso FIC ENERGIFE (1).jpegalternativa bastante atrativa, ocupando a terceira posição na matriz energética brasileira com uma potência instalada de 22,3 GW em janeiro de 2023. Tendo em vista a demanda de mercado por profissionais especializados na instalação de sistema de energia solar fotovoltaica, esse curso destina-se a formar profissionais para instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos, utilizando ferramentas, procedimentos e métodos adequados de acordo com a legislação técnica vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente.
Contudo, o Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, cumpre sua missão de oferecer educação de alta qualidade e acessível, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Curso FIC ENERGIFE (2).jpeg