Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Publicação de livro - produto originado da Primeira Turma do Curso de Especialização em Internet das Coisas, ocorrido no IFAM CMDI.

por publicado: 03/08/2023 17h52 última modificação: 03/08/2023 17h52

Publicação do Livro Internet das Coisas: Arquiteturas Teóricas e Metodológicas

Os docentes do IFAM CMDI, Dr. Daniel Nascimento e Silva, Dr. Vitor Bremgartner da Frota e Dr. Alyson de Jesus dos Santos, foram organizadores do livro Internet das Coisas: Arquiteturas Teóricas e Metodológicas, produto originado da Primeira Turma do Curso de Especialização em Internet das Coisas, ocorrido no IFAM CMDI, dentro do Projeto Aranouá, financiado pela Samsung da Amazônia com recursos de P,D&I da Lei de Informática.
No livro há 11 artigos, sendo o primeiro artigo explicando a respeito das arquiteturas metodológicas e teóricas existentes na concepção da disciplina de Metodologia Científica e os outros 10, trabalhos dos alunos que utilizaram a abordagem proposta na disciplina.
A primeira turma de Especialização em Internet das Coisas no Instituto Federal do Amazonas Campus Manaus Distrito Industrial (IFAM CMDI) foi iniciada em junho de 2021 e finalizada em maio de 2023, sob a coordenação do professor Dr. Vitor Bremgartner da Frota. Estávamos em um momento de pandemia de Covid-19 e muitas aulas precisaram ser on-line. No entanto, o dinamismo dos docentes e a competência dos alunos partícipes foram decisivos para que o curso fosse um sucesso, tendo a formação de 24 alunos.

Sobre o livro online, pela Editora Poisson:

O livro pode ser baixado aqui

Sobre o Projeto Aranouá

O projeto tem como objetivo a formação profissional especializada, concomitante e complementar aos cursos regulares de tecnologias e engenharias do Instituto Federal do Amazonas com a finalidade de alavancar a eficiência acadêmica do IFAM e suprir o mercado nacional de mão de obra qualificada nas Engenharias e Tecnologias, notadamente dentro do que se convenciona chamar de “STEM” (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com foco em cinco áreas de interesse: Engenharia de Software / Computação; Handhelds e Computação Vestível (Wearable Computing); Segurança e Internet das Coisas; Inteligência Artificial (domínio na subárea de saúde e bem-estar); Realidade Virtual Aumentada. Além da formação, o projeto visa ainda o treinamento para início imediato em atividades relativas ao mundo do trabalho. Este treinamento busca minimizar o tempo necessário para qualificar o profissional formado para adentrar nas empresas e iniciar suas atividades de forma plena.

Informações sobre o Curso de Especialização em Internet das Coisas podem ser vistas em:
IoT capa.png