Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > SCTE - CMDI 2019 - Atividades realizadas

Notícias

SCTE - CMDI 2019 - Atividades realizadas

por publicado: 26/10/2019 15h01 última modificação: 19/11/2019 16h50

14/10/2019

Cerimônia de Abertura

scte2.jpgNo último dia 14, segunda - feira, teve inicio a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (SCTE - 2019) do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI). A cerimônia de abertura aconteceu a partir das 15h no auditório da instituição, Célio Alves de Almeida. Compondo a mesa estiveram, o Pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, José Pinheiro de Queiroz Neto, a Pro reitoria de Extensão, Maria Francisca Moraes de Lima, o Diretor Geral do CMDI, Nivaldo Rodrigues e Silva, o Chefe do Departamento de Pesquisa Pós graduação e Inovação Tecnológica - DEPPIT/CMDI, Marcos Carneiro da Silva, além de  membros da comunidade externa, estudantes e servidores do Campus.

 Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável                                                           Palestra

Enn1.jpgApós a solenidade de abertura foi proferida a palestra magna: Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável" por: Ennio Candotti, conceituado físico ítalo-brasileiro, professor da Universidade Federal do Espírito Santo que também foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência por quatro mandatos e atualmente, atua como diretor do Museu da Amazônia.

 Indústria 4.0                                                                                                                                                                             Mesa Redonda 

Mesa 4.0.jpg

Este debate contou com a presença dos convidados: Karla Suziane - Mestre em Informática, José Francisco Magalhães - Dr. em Engenharia Elétrica e  Glauco Soprano Machado - Professor de Tecnologia. Teve como mediadores os professores do CMDI; Vitor Brembartner - Dr. em Informática e Micila Sumária Medeiros - Especialista em Engenharia de Software. A mesa, que ocorreu ainda na noite de 14 de Outubro de 2019, abordou temas importantes sobre a inserção da Amazônia no quadro da globalização da Indústria e Tecnologia do futuro. Foi abordada o fenômeno da "corrida global do desenvolvimento tecnológico", que exige dos países cada vez mais investimentos em educação e pesquisas cientificas.

De acordo com Karla Suziane, "no futuro só será possível se manter competitivo na Industria 4.0 por meio de educação e dedicação" afirmou. 

Em sua fala o Dr. José Francisco Magalhães comentou que "com dedicação e os recursos conquistados hoje, a juventude pode construir um futuro ainda mais brilhante" disse. 
Entre os temas abordados o Dr. Vitor Brembartner, ressaltou números que revelam o quanto o Instituto vêm crescendo em renome nos mercados da Tecnologia e Inovação acadêmicas. a exemplo de recorrentes premiações obtidas no campo da Robótica educacional. Neste sentido a professora Micila S. disse. que "o caminho trilhado pelos alunos de robótica pode leva-los a uma carreira de sucesso", acrescentou.
Completando a Mesa, o Prof. Glauco Soprano Machado, ilustrou ideias sobre tudo o que foi passado pelos demais, através da recapitulação histórica das revoluções industriais, além de acrescentar a necessidade do pensamento inovador baseado não apenas na invenção, mas no conhecimento conquistado através da dedicação e do estudo.
Com tudo isso, os diálogos se voltaram para o lado mais demonstrativo e incentivador da introdução a nova revolução industrial, e a necessidade pessoal e institucional de ser adaptar ao mercado de trabalho futuro.

15/10/2019

 Mercado de Trabalho e Empregabilidade em Tempos de Crise                                                                                     Mesa redonda

MERCINDS1.jpg

A Mesa Redonda Mesa redonda: Mercado de Trabalho e Empregabilidade em Tempos de Crise, moderada por Jandey Medeiros, contou com a participação dos servidores do CMDI:  Raimunda Helena e Vanderson Reis, além dos convidados Francisco Chagas e Almir Feitosa e da Discente do CMDI, Finalista em Engenharia de automação – Mirley Nery.
Como mensagem de incentivo, Jandey Medeiros destacou também que "em tempos de crise a iniciativa é mais importante até mesmo do que as oportunidades, porque pode mudar o destino, abrindo portas".
Entre suas considerações, Raimunda Helena, ressaltou que o IFAM sempre tem mercado trabalho, e que os Professores são "olheiros" para estágios, onde se destaca o estudante com maior: nota, comprometimento ético, criatividade, disposição, entusiasmo e proatividade. Argumento que foi reafirmado também por Vanderson Reis: "ética, criatividade, disposição, entusiasmo e proatividade são a melhor maneira atingir objetivos" disse. 
O Prof. Francisco das Chagas, por sua vez, levantou que a legislação que obriga que  empresas mantenha em seu quadro funcional a porcentagem de 5 a 15% de aprendizes. Acrescentou também sobre o avanço tecnológico como ponto de qualificação, considerando a história e a dificuldade de se trabalhar antigamente,  "o potencial do jovem é enorme, mas precisa aprender bem na escola, e precisa aprender, principalmente matemática, pois é extremamente necessária, é preciso também que se tenha bons orientadores e fazer o que gosta, conhecer sempre algo maior na área que escolheu para ser o máximo do melhor" comentou.
Mirley Nery, Discente do CMDI, relatou como lidar com as oportunidades de estágios viabilizados pela Coordenação de Estágios - COEST/CMDI, destacando que os estagiários são designados a diversas atividades, logo, tem a oportunidade de aprender várias funções. Também destacou a importância do inglês e de outras línguas e o peso das Redes Sociais na contratação. Em síntese "é importante obter o máximo de conhecimento possível, estar preparado para a extinção de algumas profissões e perceber as outras oportunidades advindas deste novo processo" finalizou.

 Sustentabilidade Econômica da Produção Pesqueira do Amazonas                                                                         Palestra

jg3.jpg

Proferida pelo servidor do CMDI, prof. Me. José Geraldo de Pontes e Souza, a palestra Sustentabilidade Econômica da Produção Pesqueira do Amazonas, relembrou que a pesca sempre foi um grande ramo econômico na Amazônia, no entanto ainda são poucas as informações necessárias para organizar este setor em nível industrial, segundo dados do palestrante o Amazonas tem entre 2 a 3 mil espécies de peixes, onde, destas, apenas 200 espécies são exploradas comercialmente. Logo, para se dar suporte a tudo isso, é preciso um Indicador sobre o Esforço de pesca (O quanto eu consigo pescar), que pode ser definido em ótimo, sustentável ou predatório e assim saber como produzir, vender e arrecadar o suficiente para se ter lucro, e ainda garantir que a natureza possa repor o que é explorado, este é o ideal para se garantir um ciclo sustentável.
Estes cálculos são guiados por uma ciência chamada Bioeconomia, que não olha apenas para a disposição do pescado, mas para sua comparação com a demanda comercial e o crescimento populacional, que seguem um crescimento exponencial, afetando a demanda e a oferta de recurso. A demanda, por exemplo, funciona com valores de preços elásticos (produtos que podem ser facilmente trocados por outros) ou inelásticos (produtos não que podem ser facilmente trocados por outros), mas em relação ao pescado, funciona de modo elástico, podendo ser trocado por carne, ovos, frango e enlatados.
De acordo com sua pesquisa, identificou que a população do Alto-Solimões é a maior consumidora de peixes do Amazonas, em nível muito superior ao que a Organização Mundial da Saúde - OMS recomenda: 33 gramas diárias em média anual. Fundamentou que seu trabalho teve foco na execução de um senso da pesca, para garantir uma noção sustentável, constatando que grande parte dos pescadores ainda estejam em uma margem analfabeta e sem conhecimento econômico algum. Por fim comentou que "A pesca, ao contrário do Parque industrial, distribui melhor a renda na região, uma vez que a disposição desse recurso se dá de forma ramificada via rede hidrográfica por todo estado" .

 Empreendedorismo Digital                                                                                                                                               Palestra

br3.jpg

Apresentada por Bruno Rodrigues Porto, ainda na noite do dia 15, a palestra abordou, com muito bom humor, a importância e a influência da Tecnologia e das Redes Sociais em nosso cotidiano, e como estamos cada vez dependentes dessas novas. Isso faz com que novas oportunidades de empreendedorismo surjam e profissões, produtos e principalmente serviços sejam reconfigurados.
O palestrante destacou que para se sobressair como empresário nesse "nicho" é preciso: percepção de tendências e desenvolver ideias inovadoras. "Uma boa inovação se destaca mais do que um serviço já dado como seguro e confiável, sem esquecer de que o novo produto ou serviço deve ser associado à qualidade e satisfação das vontades subliminares dos clientes" afirmou.

Dessa forma o publico presente: estudantes e servidores puderam ter ciência das oportunidades e dificuldades do mercado digital, uma vez que exige dedicação e atenção, tanto quanto o mercado tradicional.

16/10/2019

Energia solar – Mitos e verdades                                                                                                                                    Palestra 

MIT1.jpg

Em sua apresentação o Professor Ivan Dias das Graças Palheta, servidor do CMDI, atuando na rede federal de ensino a 44 anos, suscitou perguntas sobre o sistema fotovoltaico voltadas para o cotidiano, principalmente sobre gastos e instalações nas residências, apontando fatos como o quanto gastamos e o quanto podemos economizar com um sistema fotovoltaico.
Atentou para os custos de disponibilização de energia pelas empresas elétricas, apontando como alternativa vantajosas o uso da energia solar, tanto por motivos ecológicos, como por motivos econômicos. 
Uma curiosidade, foi que a temperatura e a influência solar percebida, não definem a quantidade de energia gerada, e sim a quantidade de radiação exercida sobre o painel, destacando que Manaus não tem um índice radioativo muito elevado. E que a mesma quantidade painéis não geram a mesma quantidade de energia, pois os níveis de radiação são oscilantes.
Importante atentar que as Leis podem mudar e prejudicar aqueles que demorarem a instalar painéis solares, que tais instalações têm que ser notificadas para evitarem multas. com a manutenção correta, a duração das placas gira em torno de 20 há 25 anos, e geram um gasto grande inicial, mas que é compensado a médio e longo prazo, principalmente no que se refere aos crescentes preços da energia pública em uma economia que pode suprir até mesmo grandes disponibilidades como cidades inteiras.
Por fim argumentou que "a grande oferta de recursos naturais do Brasil, faz com que o país, demonstre pouco interesse em energias alternativas, mas que este interesse tem que estar principalmente enraizado no âmbito acadêmico, até para não dependermos de uma única fonte de energia" comentou. 

Educação de Jovens e Adultos e Literatura – Um Diálogo Integrador                                                                      Palestra 

alz1.jpg

Ministrada pela Professora Alzanira de Souza Santos, começa falando sobre o que realmente interessa os alunos como produção textual e trabalho de campo. Orações subordinadas são coisas que o cérebro aprende e depois descarta, pois o que realmente vai importar para a vida acadêmica são três pontos em destaque: Criação de Projetos, Redação e Interpretação de texto. Dando um maior destaque para algo que já é apregoado em muitas culturas, A Música.
A música é extremamente significativa, e expor projetos dos alunos é a melhor maneira de valorizá-los e integrá-los com a dinâmica de aula, os perguntando e registrando do porquê e como realizaram os projetos? Super valorizando cada conquista, pois quando os alunos e demais se deparam com a magnitude do trabalho, se envolvem no aprendizado de modo único.
A função de um projeto integrador, é fazer do aluno o protagonista da aula, de modo que ele integre conhecimentos e disciplinas sem que percam o caráter disciplinar. E é muito importante que tudo que for produzido, seja publicado e devidamente reconhecido. Porém, o Professor tem que estar atento para os diferentes talentos, como escrita, oratória, confecção e revisão, encaixando talentos em cumplicidade amistosa de trabalhos coletivos.
Todo o trabalho deve ser planejado e escrito com referencial teórico e base cientifica, para que só então, sejam estabelecidas e colocadas em prática, cada etapa, aproveitando o máximo de cada etapa.
Só então, a elaboração de um produto-final que deverá ser publicado a serviço da comunidade.
Quando um Professor realiza uma prova ou Redação, será algo voltado para o próprio Professor, mas quando se realiza um projeto Coletivo, este mesmo pode ser voltado para o benefício social. Até por isso, registrar é tão importante para a valorização e imortalização do trabalho.
Para o Professor, cada um destes materiais, deve ser guardado, pois poderá ser usado como currículo artístico e até mesmo para futuros trabalhos acadêmicos como Doutorado.
Posteriormente a Professora Alzanira, realizou uma dinâmica onde cada um pegou lápis e papel para escrever uma “escrita criativa”, onde deverão descrever um micro-projeto. A plateia acabou formando 7 grupos, e a palestrante saiu de grupo em grupo, dividindo funções. Ao final do exercício, o resultado foi muito positivo, com Projetos sobre a Receita Poética, a Literatura, o Poema, a Crônica e a Criação de Personagem.

A Logística do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental 
Palestra

Yur1.jpg

O Coronel do Serviço de Intendência, Yuri Trigo, do 12° Batalhão de Suprimento de Manaus, Agulha Negra, além de um vasto currículo militar e acadêmico, começou a palestra quebrando o gelo de sua posição militar para o grupo. Ele abordou a região, mostrando o Objetivo da Logística da Amazônia, onde atua como Comandante da Logística Militar do Amazonas, Batalhão que já tem 50 anos.

"A Missão do Batalhão de Suprimentos é prover suprimentos adequadamente na Amazônia Ocidental. Nosso exército busca reconhecimento, e para isso se compromete ao máximo com efetividade e transparência, estabelecendo uma logística cada vez mais moderna" disse. Em parceria com Marinha e Força Aérea, o Batalhão é capaz de manter todos os suprimentos militares de sua área de atuação. Também frisou que os investimentos estão ampliando cada vez mais, o que dá cada vez mais trabalho, não só para locomover, mas para catalogar e analisar a qualidade de todo o material que será transportado, como as provas do ENEN na Amazônia.

Trabalhando com os 3 modais, fluvial, rodoviário e aéreo, garantindo que tudo seja rápido e muito bem registrado, assegurando mobilidade. Um grande destaque da palestra, foi para BR, que deverá ser asfaltada para a elevação econômica e industrial da Amazônia. O palestrante comentou também que o exército trabalha com doações e treinamento para polícias e demais servidores da segurança pública. "Hoje para o exercício, não são só armamento e combate, mas as mais diversas ciências que podem ser formadas no ambiente acadêmico" destacou.
Além das forças armadas, o Exército também se preocupa e apoia as mais diversas comunidades, com garantia de cidadania, saúde e infraestrutura de comunidades carentes. A preocupação com campanhas de saúde e doações humanitárias. A gestão da logística e dos recursos públicos, são exemplares para o Governo, onde se reconhece que o que falta para a Amazônia é uma boa gestão, e se atenta que o Exército está muito à frente do Governo padrão nestes quesitos e em suas transparências. Tanto que tem várias conquistas como o selo Global da ISO.
Os militares também contam com um bom condicionamento físico, outro destaque para demais empresas. O Coronel Yuri valorizou a importância do patriotismo dentro e fora do Exército, e de como isso pode mudar costumes, também citando como boa prática de gestão, a preocupação com todos que os colegas de trabalho e objetivo, tanto no âmbito promocional, quanto no âmbito pessoal.
Sobre a Amazônia brasileira afirmou que tudo é constantemente monitorado em tempo real, com suprimentos como viaturas de apoio e conexão satélite. "O Exército também se manifesta com braço de ferro, quando se depara com situações obtusas como extração clandestina e pirataria, o que torna a carreira militar gratificante, mas extremamente difícil, onde as próprias dificuldades funcionam como uma peneira para quem realmente irá servir" concluiu.

Exposições: PIBEX e Mostra de extensão

Também foram apresentados durante a SCTE-CMDI 2019, os resultados dos projetos de extensão do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX, conforme a portaria Nº 1.409 GR/IFAM de 17 de abril de 2019, nesta edição  O Campus Manaus Distrito Industrial alcançou destaque, aprovando 8 projetos, incluindo o 1º lugar dentre mais de 60 propostas de nível médio. Totalizando um recorde no número de aprovações para o Campus, pois ouve um crescimento de 100% em relação ao melhor resultado de anos anteriores, que era 4 projetos aprovados em 2016. dentre os trabalhos estão:

Robótica do CMDI de portas abertas á comunidade                                                                                                        PIBEX

Coordenador: Vitor Bremgartner da Frota

Bolsista: Ketlen Katarine da Silva Oliveira

O projeto Robótica do CMDI de Portas Abertas teve uma edição especial na Semana de Eventos do IFAM CMDI, vinculado ao projeto CMDI de Portas, também objetiva proporcionar integração, articulação e diálogo com a sociedade, através de visitas agendadas ao IFAM/CMDI com palestras sobre os cursos ofertados e a forma de ingresso aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas e privadas, além de promover a divulgação do Campus Manaus Distrito Industrial, enquanto unidade do IFAM. Durante a SCTE-2019, foram recepcionados estudantes da Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, que tiveram a oportunidade conhecer o CMDI e as atividades de Robótica do Campus, segundo o Coordenador, Vitor Bremgartner da Frota,  "é gratificante perceber a alegria de cada aluno vendo as possibilidades futuras de estudo e trabalho" disse. 

PIBEX2.jpg

Da esquerda para direita: Ketlen Katarine da Silva Oliveira e Vitor Bremgartner da Frota 

CMDIPABERT.jpg

Robótica do CMDI de portas abertas à comunidade: recebe estudantes da Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão - chegada ao Campus

CMDIPABERT2.jpg

Robótica do CMDI de portas abertas à comunidade: recepção aos estudantes da Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão - visita à biblioteca

CMDIPABERT3.png

Robótica do CMDI de portas abertas à comunidade: recepção aos estudantes da Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão - visita à sala de robótica 

  Turismo, Meio Ambiente e o Desenvolvimento Local                                                                                                      Curso de Extensão

Coordenadores: Adonay Farias Saba, Fabrício Filizola Souza, João Batista Ferreira Souza da Silva e José Edson Lima da Silva

O Curso de Extensão em Turismo, Meio Ambiente e o Desenvolvimento Local, promovido pelo Campus Manaus Distrito Industrial, através do Departamento de Extensão Relações, Empresarias e Comunitárias –DEREC, no município de Presidente Figueiredo em parceria com a UEA, SEBRAE, Sistema OCB/AM e o IFAM – Campus de Presidente Figueiredo,  certificou 33 alunos, resultando na criação da 1º Cooperativa de Turismo daquele município, o que significa impacto positivo na economia local. servindo de planejamento de possíveis novas ações, tendo esta experiência como base para levar a proposta a outras localidades do Amazonas.

PIBEX3.jpg

Ao centro o coordenador: João Batista Ferreira Souza da Silva

 Reciclagem na escola                                                                                                                                                             PIBEX

Coordenadora: Rosa Amazonas de Lima

Bolsista: José Carlos da Cunha de Souza

PIBEX7.jpg

Educação, diversidade e esporte: uma trilogia extensiva                                                                                                PIBEX

Coordenadora: Francisca Cordeiro Tavares

Bolsista: Brenda Beatriz Costa Cardoso

PIBEX5.jpg

Da esquerda para direita: a Instrutora, Maria Eurilene Almeida da Silva e Brenda Beatriz Costa Cardoso

Desenvolvimento de tecnologia de informação e comunicação holográfica para o ensino da geometria nas escolas de Manaus                                                                                                                                                                              PIBEX 

Coordenador: José Geraldo de Pontes 

Bolsista: Sousa Paulo Henrique Barros Diniz

PIBEX8.jpg

Reciclagem: Ferramenta para formação de um cidadão socioambiental                                                                      PIBEX

A proposta, sob coordenação da Prof.ª Ana Lúcia Soares Machado, com participação do estudante bolsista Rayan Arcanjo Moriz e do vice-coordenador prof. Edilson S. O. Duarte, foi motivada pelo fato de que: "Com o crescimento da população e o modelo de desenvolvimento que a Sociedade vem adotando, tem aumentado à produção de resíduos exponencialmente". 

PIBEX11.jpg

 X Mostra de cinema amador                                                                                                                                                 PIBEX

Coordenadora: Michelle Lima de Queiros

Bolsista: Luciano Sena Maciel

SCTEC23.pngO evento surgiu de trabalhos desenvolvidos na disciplina Arte, sob a orientação da Coordenadora: Michelle Lima de Queiros, nos cursos de Mecatrônica e Eletrônica, nesta edição contou também com a colaboração do Vice - coordenador Prof. Me. Edilson Santos de Oliveira Duarte e do Bolsista: Luciano Sena Macielem.

O objetivo da Mostra, que é o resultado de Projeto Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX, é incentivar a produção cultural e trabalhar interdisciplinarmente com outras disciplinas no uso de tecnologias de edição

1LC.jpg

Acima: Equipe que obteve o 1º Lugar com a Obra: "Ben a vida não desce redondo"

2LC.jpg

Acima: Equipe que obteve o 2º Lugar com a Obra: "Follow me!"

3L.jpg

Acima: Equipe que obteve o 3º lugar com a Obra: "A seita"

Cartazes da obras

VENCCINE.png

17/10/2019

A administração de uma carreira de sucesso
Palestra

ROPRZ1.png

Dentre as atividades do dia 17/10, foi realizada a palestra: “A administração de uma carreira de sucesso” proferida pelo prof. do CMDI, Roberto Alcides de Lima Prazeres. Demonstrou a importância de se entender o funcionamento das empresas, como sendo tão importante quanto entender sua própria função, pois quando há, por parte do colaborador, comprometimento com as metas e visões da empresa, este torna-se essencial para o quadro funcional de qualquer organização.
Abordou, ainda a questão da qualidade que é muito importante para o serviço, sendo o diferencial de uma empresa em relação a outra. Empresas que não investem em qualidade, apelam pela baixa do preço de seus produtos, por isso o time do controle dos produtos, deve ser voltado para o gosto variado dos clientes. "O que determina isso são os Apontadores de Qualidade a serviço do Controle de Processo. Fiscalizar a Qualidade no final do Processo é uma ideia péssima quando não está agregado a fiscalização antes e durante o Processo" disse.
Itens de Verificação garantem o sucesso dos meu Itens de Controle durante o Processo. Sem Dados, não se pode ter opinião relevante, logo, se tem que servir ao cliente, que para o funcionário da Qualidade, é o Patrão, que por sua vez, terá o comprador como o cliente. E assim como tal, todos numa empresa tem um cliente e um fornecedor, e a Qualidade é responsável por entender cada Processo e seus resultados. A Qualidade também precisa definir Perguntas que terão que ser respondidas, como:
Como verificar se está bom? De quem cobrar? Quais documentos devem constar? Como está o Armazenamento?
Ele também descreveu As Sete Ferramentas da Qualidade, e a importância individual de cada uma, mostrando que apenas estás, são totalmente capazes de comandar um grande processo, como uma empresa multinacional, assim como um pequeno escritório com a mesma eficácia. Sempre com foco no PDCA planejar, Fazer, Executar e Atuar, é um processo que precisa ser rebuscado sempre, tanto para manter quanto para melhorar um processo, vendo e revendo todo o Processo na expectativa continua de achar algum problema. Alguns problemas são praticamente invisíveis por estarem camuflados em Processos normais e rotineiros.
“Fazer algo sempre, não significa que se esteja fazendo da melhor maneira possível.”
Outros setores como Marketing, Vendas e Segurança do Trabalho, estão intimamente ligados a Qualidade, e esse crescimento coletivo e interligado, deve ser incentivado para que se conquiste os objetivos mútuos. "Uma boa dica é a Caixinha de Sugestões, pois mentes diversas pensam em coisas diversas" finalizou.

Setembro Amarelo - Um Abraço Pela Vida.
Palestra

SETMAR1.png

A Médica Psiquiatra, Dra. Alessandra Pereira, início a sua palestra com uma dinâmica de grupo, chamando o público para frente para distribuir os integrantes de acordo com as preferências particulares de cada um, desse modo, ressaltou que alguns indivíduos gostam das mesmas coisas. No entanto há pessoas que não se encaixam e acabam por conta disso, sentindo-se excluídas pelos demais, deixando de perceber seus próprios talentos. Em razão da dependência de se encaixar nos demais talentos e gostos, acabam se isolando em meio a sentimentos de dor. Essas atitudes, segundo a palestrante, pode "minar o cérebro, que vai parando de produzir químicas boas, e começa a amplificar a sensibilidade à tudo que existe de ruim ao seu redor" comentou.

Após este processo, o cérebro começa a criar os 3Ds da Depressão, que são desvalia, desamparo e desesperança. Sentimentos tão poderosos que juntos causam desespero e, dependendo da intensidade, podem levar uma pessoa a ações auto-destrutivas. De acordo com os estudos da Dra Alessandra Pereira, os casos de depressão podem ser divididas em Quadro Leve, Quadro Médio e Quadro Grave, onde a depressão leve, pode se ter 100% de cura, já a média deriva um acompanhamento mais complicado e que muitas vezes envolvem remédios. Já a depressão pesada, tem que se ter um acompanhamento contínuo e que possivelmente não terá cura, mas que devidamente acompanhado, terá um efeito extremamente aliviado, e que todas são resolvidas através de “conhecer a raiz do problema, para agir através deste ponto, sobressaltando a importância das frustrações e superações ainda na infância. Pois esses apontamentos são mais frequentes entre 12 e 13 anos, quando o ser ainda está se identificando como pessoa, e muitas vezes não se encaixam como crianças e nem como adultos, ou se quer adolescentes. Destaca-se, ainda, que pessoas que tem um dos Ds da depressão, desenvolvem habilidade para disfarçar, e os que disfarçam, são, por muitas vezes mais depressivas que as que vivem em lamento.

Isso torna ainda mais difícil ajudá-las, embora, mesmo que a pessoa não queira ajuda aparente, ela precisa de ajuda, e ajuda sem julgamento, mesmo para casos que ainda não se caracterizem como depressão, mas ansiedade e leves síndromes. A melhor maneira de ajudar um depressivo,  de acordo com a Psiquiatra "é impactá-lo, mostrando que realmente a situação dele é ruim e que você não irá lamentar com ele, pois o que é preciso é ter um projeto prático de como resolver, através de elevação da auto-estima e da identificação dos talentos desta pessoa. "Com isso, o cérebro começa a liberar nutrientes e vitaminas boas, que podem salvar pessoa" acrescentou.

Quadro Atual da Bioeconomia Para a Sustentabilidade no Amazonas
Mesa-redonda

PGMAST.jpg

A Mesa redonda iniciou com a Profª do CMDI, Ana Lúcia Soares Machado, convocando os demais membros, alunos da Pós- graduação Lato Sensu em Meio Ambiente e suas Tecnologias (PGMAST), para elencar as atuações da economia biológica, como um ponto de convergência das ciências como resposta aos desafios do convívio e desenvolvimento sustentável.

Para Ana Lúcia Soares Machado, Coordenadora do PGMAST, "temos que agregar valor ao que seria descartado, pois só é descartado aquilo que não tem valor" afirmou. De acordo com o Engenheiro Elétrico; Thiago Silva Ferreira: a Bioeconomia abrange todo projeto que envolva recursos preserváveis do meio ambiente. Sendo uma economia focada em bases renováveis e recicláveis, para as bases: ambiental, social e econômica, por isso é importante proteger a natureza, inclusive acima dos próprios órgãos governamentais, pois combater a poluição e preservar o meio ambiente, é, não só um favor, mas uma ação em prol da do desenvolvimento econômico" disse.

Alairton Batista Rodrigues, Pós graduando do PGMAST, em sua fala citou a contribuição das Ciências Agrarias e Biológicas, tanto para o tratamento de doenças, quanto para avanços na genética, assim como a influência do homem na natureza, de forma não predatório, mas reparatória de danos causados até o momento para garantir um futuro  sustentável. "A bioengenharia tem que pesquisar para conhecer e registar nossos tesouros biológicos, para que venham a beneficiar nos mesmos como nação e o ser humano precisa repensar-se como parte preservável e integrado ao meio ambiente, pois sua própria sobrevivência na terra depende disso" comentou. 
A administradora, Débora Sarah Batista Campos, falou do compromisso dos administradores em relação ao meio ambiente, desde as Missões, Visões e Valores empresariais até os níveis mais operacionais de cada organização, tanto de empresas pequenas quanto grandes. "O Marketing tem que estar totalmente ligado a todos estes processos para a divulgação e incentivo do engajamento sócio-ambiental, uma vez que produtos sustentáveis têm se tornado o foco do Mercado atual" . 
Em síntese, aliar educação com a gestão ambiental é um meio de formar cidadãos sócio ambientais, para tanto é necessário que se realizem mais pesquisas voltadas para Amazônia e que estás fortaleçam o incentivo  a uma cultura de patentes na região, pois só assim manteremos o que é nosso, nosso.  

Robótica  e Games                                                                                                                                                                          Minitorneio

O Minitorneio é uma iniciativa do IFAM CMDI para fomento da Robótica Educacional(RE) atualmente  a RE está presente em muitas competições para estimular jovens estudantes, como forma de agregar tecnologias atuais, incluindo os jogos digitais, desta forma integrando os games como entretenimento e integração entre as tecnologias . Objetiva, portanto, promover e incentivar por meio de competições o desenvolvimento dos alunos pelas áreas tecnológicas da robótica e games. Construindo assim uma visão das tendências do mundo moderno através do estimulo à busca de conhecimentos multidisciplinares.

EQUIROBT.png

Discentes do Campus CMDI - Stand de credenciamento para o Minitorneio de Robótica

rob22.png

Discentes do Campus CMDI - Voluntários e competidores do Minitorneio de Robótica

equpr1.jpg

Público do Minitorneio de Robótica - Visitantes, voluntários, competidores, discentes e servidores do CMDI

Cerimônia de encerramento

Às 19h do dia 18/10, ocorreu a cerimônia de encerramento da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão - SCTE do Campus Manaus Distrito Industrial CMDI. A solenidade marcou o êxito da ação, sintetizando a grande quantidade de atividades realizadas, e foi também um momento para agradecimentos: ao público, aos servidores, aos estudantes, aos voluntários e membros das comissões e subcomissões e a todos que atuaram para realização do evento, cumprindo com o objetivo de dar publicidade as ações de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal do Amazonas - (Ifam),  Campus CMDI para a sociedade manauara.

MARECRR.png

Em primeiro plano: O coordenador da SCTE- CMDI 2019, Marcos Carneiro da Silva, prof. do CMDI                  

ENCER1.jpg

Da esquerda para direita: Rivelino de Souza Lima, Edilson Santos de Oliveira Duarte, Francisca Almeida de Souza Frota, Maria Eurilene Almeida da Silva, Nivaldo Rodrigues e Silva, Maria Cassiane Andrade Braga, Priscila Silva Fernandes, Claudia dos Passos Farias, Christie Gleison Martins dos Santos e Marcos Carneiro da Silva.