Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Servidores(as) do CMDI publicaram o artigo " Serviço de Saúde Escolar: evidências da literatura"

por publicado: 13/05/2021 15h15 última modificação: 13/05/2021 15h33

Revista Ciência Plural, v. 7, n. 2, p. 227-238, 8 maio de 2021.

Servidores(as) do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI),  participam da publicação de artigo intitulado " Serviço de Saúde Escolar: evidências da literatura" que teve por objetivo pesquisar as evidências científicas sobre as ações de saúde ofertadas no ambiente escolar.

AUTORES(AS):

• Karla Brandão de Araújo
  • Erika Oliveira Abinader
  • Vanessa Brandão de Araújo
  • Jamilly Brandão de Castro
  • Karem de Souza Brandão

RESUMO

Ações em saúde, no âmbito escolar, pré-dispõe os indivíduos a adotarem medidas de proteção quanto a sua saúde reduzindo fatores de risco na vida adulta corroborando para melhor qualidade de vida. ObjetivoPesquisar as evidências científicas sobre as ações de saúde ofertadas no ambiente escolarMetodologia: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa que através de revisão integrativa da literatura investigou as evidências sobre o objeto deste estudo utilizando as bases: LILACS e SCIELO. A coleta dos dados ocorreu em julho de 2020, aos pares, considerando o recorte temporal de cinco anos (2015 à 2020) nos idiomas português e inglês. A estratégia de busca foi formulada utilizando os descritores controlados “serviços de saúde escolar” e “promoção da saúde” que foram combinados entre si através do operador booleano AND.  Resultados: Foram encontrados 1603 artigos que após uso de critérios de elegibilidade, restaram 05 na composição da amostra final. Da análise do conteúdo foi evidenciado as lacunas quanto promoção da saúde no ambiente escolar. Conclusões: os serviços de saúde no âmbito escolar são realizados através de ações pontuais, geralmente motivadas por ações sanitaristas com modelo campanhista. Foi evidenciado a necessidade de educação permanente para capacitação dos profissionais.

A Íntegra do trabalho científico está disponível (AQUI) e no portal da Revista Ciência Plural, v. 7, n. 2, p. 227-238, 8 maio de 2021; criada em 2015 é uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPgSCol) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem por objetivo publicar, promover e disseminar a produção científica que contribua para os estudos na área da saúde, prioritariamente saúde coletiva e odontologia.

Acesse o (LINK)qr-codecplura.png