Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Fomentando a prevenção e promoção da saúde mental

Fomentando a prevenção e promoção da saúde mental

por publicado: 08/09/2020 19h57 última modificação: 08/09/2020 19h57

Conscientização em relação ao suicídio

O setor de Psicologia do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) divulga à comunidade acadêmica a campanha Setembro Amarelo 2020 - Mês de prevenção ao suicídio

O QUE É?

É uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM para conscientização em relação ao suicídio, fomentando a prevenção e promoção da saúde mental. A
data foi escolhida devido ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

OBJETIVO

Falar sobre esse tema, na verdade, abordar uma série de questões relacionadas ao suicídio. Em especial, com relação à saúde mental, que influencia o comportamento e ações das pessoas, mas ainda é um tabu em alguns cenários. A campanha visa reverter essa realidade para que os aspectos psicológicos recebam sua devida importância e atenção. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

POR QUE SETEMBRO?

Porque o dia 10 de setembro foi escolhido em 2003, pela OMS, como uma data para chamar a atenção para a questão do suicídio. A organização observou a necessidade de desenvolver uma estratégia que abordasse o tema sem o tabu envolvido, promovendo a informação e a conscientização.

POR QUE AMARELO?

Mustang.jpg
Fonte: Reprodução
Várias campanhas ocorrem ao longo do ano, e geralmente escolhem uma cor para melhor representa-la, o que não foi diferente para o setembro Amarelo. No entanto, no caso específico da prevenção ao suicídio, a explicação está no fato de que a cor amarela simboliza a esperança, mas ela foi inicialmente adotada em homenagem Mike Emme. O jovem americano tinha um Mustang amarelo, e se suicidou com apenas 17 anos de idade. Cartões com fitas amarelas foram entregues no dia do seu funeral com a mensagem “Se você precisar, peça ajuda”.

POR QUE O LAÇO?

O laço símbolo do movimento, é conhecido no mundo inteiro como algo a se engajar, representando a luta e a esperança. O laço já representa inúmeros movimentos, a cor é o que o diferencia. Mas, sempre serve de alerta à sociedade sobre o tema que precisa de toda a ação.

Setembro Amarelo
Mês de Prevenção ao Suicídio
É Preciso Agir!

Email do setor para mais informações: psicologia_cmdi@ifam.edu.br