Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus - Zona Leste > Notícias > Conferência FACTA 2015

Notícias

Conferência FACTA 2015

Entre os dias 26 e 28 de maio de 2015 aconteceu a Conferência FACTA 2015, evento de maior prestígio no setor avícola brasileiro. No evento, o professor Felipe Faccini dos Santos esteve presente para apresentação oral de seu trabalho. Entitulado de “Sequenciamento das regiões do espaçador intergênico 16S-23S rDNA (IGSR) na identificação de espécies de Mycoplasma isoladas de poedeiras comerciais no Sudeste do Brasil”, foi resultado de parte da tese de doutorado do professor.
por publicado: 14/07/2015 00h54 última modificação: 14/07/2015 00h57

O trabalho foi iniciado durante período que esteve na University of Connecticut nos Estados Unidos, sob oritentação do Prof. Mazhar Khan e colaboração do estudante de PhD Jianping Li. Foi finalizado na Universidade Federal Fluminense sob orientação da Profa. Virginia Pereira e Prof. Elmiro Nascimento e colaboração da mestranda na época e hoje também servidora do IFAM/CMZL, Mariza Brandão. Também contou com colaboração da Dra. Nilce Maria Soares do Instituto Biológico/SP.

Foi apresentada a utilização de uma técnica de Biologia Molecular, associada à ferramentas de Bioinformática, para identificação rápida e precisa  de isolados de bactérias do gênero Mycoplasma. Além da função de identificação de espécies, a utilização da técnica de sequenciamento de uma região específica do genoma também pode ser utilizada para fins de estudos filogenéticos, denominada “Single Locus Sequencing Typing” ou Tipificação pelo Sequenciamento de Único Locus.

Os micoplasmas infectam uma ampla variedade de animais e são de especial interesse na área de avicultura, causando grandes prejuízos à produção avícola. Durante palestra no evento proferida pelo Dr. Luiz Sesti, foi destacado que estes microrganismos são a maior causa de prejuízos na avicultura de origem bacteriana. Por isso, a micoplasmose aviária foi incluída como uma das quatro doenças de prioridade no Plano Nacional de Sanidade Avícola.

Ao final da conferência, os melhores trabalhos apresentados foram destacados e o trabalho apresentado pelo Prof. Felipe Faccini recebeu o prêmio de Menção Honrosa na categoria Sanidade. Uma nota com todos os ganhadores está publicada no site: http://www.avisite.com.br/noticias/index.php?codnoticia=15929.

O discente Rosemberg Lima Roberto também participou da Conferência e apresentou na forma de pôster os resultados dos trabalhos de iniciação científica do grupo de pesquisa do Prof. Felipe Faccini. O trabalho entitulado “Avaliação da qualidade de ovos comercializados no município de Manaus/AM” foi executado pelo apresentador, pelas discentes Jéssica Barbosa de Oliveira e Stéfane Paula Costa de Holanda Lima, com colaboração do Prof. Edson Francisco do Espírito Santo.