Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus - Zona Leste > Notícias > IFAM-CMZL realiza Projeto "Dia de Campo no Campus"

IFAM-CMZL realiza Projeto "Dia de Campo no Campus"

por publicado: 09/05/2016 14h42 última modificação: 09/05/2016 14h42

Estudantes da rede pública estadual de Iranduba participaram, no Ifam/Campus Manaus Zona Leste de Manaus, de oficinas de Piscicultura, Suinocultura, Permacultura (design de ambientes sustentáveis) e Meliponicultura (criação de abelhas), entre outras.

Nesta quarta-feira (04 de Maio), um grupo formado por 45 estudantes de ensino médio da rede pública estadual de Iranduba esteve em Manaus participando, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/Campus Zona Leste, de atividades e oficinas práticas desenvolvidas no segmento de Educação do Campo.

Matriculados na Escola Estadual Senador João Bosco de Lima, localizada em Iranduba, os estudantes participaram das seguintes oficinas: Processamento de Derivados de Leite; Meliponicultura na Amazônia; Manejo Reprodutivo de Animais Domésticos; Permacultura na Amazônia; Piscicultura na Amazônia.

As atividades fazem parte do projeto “Dia de Campo no Campus”, desenvolvido pelo IFAM/Campus Zona Leste em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed). A atividade busca oportunizar aos estudantes um dia de práticas de base agroecológicas, coordenados por professores e técnicos especializados.

De acordo com a coordenadora de Educação e Desenvolvimento Rural do Ifam, Cristiane Lima, dentre as propostas da atividade está o incentivo aos alunos para que futuramente ingressem em cursos oferecidos no segmento. “Estamos desenvolvendo um trabalho que visa trazer alunos pertencentes a áreas rurais para vivenciar atividades práticas na área da produção agrícola. Além disso, com as oficinas que realizamos, buscamos incentivar os alunos a conhecerem os cursos técnicos e de ensino superior que o instituto oferece a fim de que possam ingressar nesse segmento”, afirmou Cristiane Lima, idealizadora do projeto.

Segundo o representante da Seduc e coordenador da Educação do Campo, Willas Dias Costa, a participação dos estudantes na atividade é primordial, pois estão inseridos no contexto rural e muitas de suas famílias já atuam no setor de produção agrícola. “A proposta é divulgar os cursos do instituto entre os alunos das áreas rurais através da troca de saberes, do diálogo e compartilhando experiências, de forma a incentivá-los a cursarem as áreas agrícolas e agropecuária. Essas ações podem inclusive contribuir para que eles venham a colaborar com a melhoria da qualidade de vida das populações do campo”.

Os alunos chegaram um dia anterior ao Instituto, dia 3 de Maio, e pernoitaram nas instalações do internato, onde tiveram a oportunidade de conhecer a infra estrutura da escola, e aproveitar melhor o dia seguinte.

Ao fim do expediente os estudantes da E. E. Senador João Bosco Ramos Lima, voltaram para sua escola no ônibus do IFAM/CMZL conhecendo um pouco mais das atividades de nosso Campus, estando nós certos que em breve muitos desses alunos retornarão à esta casa para fazer um de nossos cursos.

Processamento de Derivados de Leite                              Meliponicultura na Amazônia

DiaNoCampo2_1.png         DiaNoCampo2_2.png

Manejo Reprodutivo de Animais Domésticos