Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus - Zona Leste > Notícias > Retificação - II Concurso de contos do IFAM/CMZL

Notícias

Retificação - II Concurso de contos do IFAM/CMZL

por publicado: 25/08/2016 10h13 última modificação: 19/10/2016 09h51

Retificação do Edital - Nº 2

Retificação do Edital - Nº 1

Estão abertas as inscrições de contos no II Concurso de Contos do IFAM/CMZL, este ano o evento vem com o tema Cultura Amazônica: um celeiro de memórias e tradições. O concurso é aberto à comunidade, podendo inscrever-se estudantes do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Subsequente e Graduação, conforme as categorias, que vão de A a D.

Além de certificações às instituições e aos professores que aderirem ao concurso, as melhores produções serão publicadas em livro de coletâneas do concurso.

Participe!

Edital

Por dentro do tema

Desde épocas imemoriais, a cultura dos povos esteve atrelada à fé, à família, à memória e às tradições. Na Amazônia, esse processo tem sua gênese com as diversas organizações indígenas, que falavam incontáveis línguas e dialetos, praticavam dança e realizavam cerimônias religiosas, além de um diversificado hábito alimentar. Com o “descobrimento”, do ritual da Moça Nova, na região do Alto Solimões; do Festival Amazonas de Ópera, no suntuoso Teatro Amazonas, Manaus; do carnaval de rua, realizado em quase todos os municípios do Amazonas; do duelo de bumbás (Garantido x Caprichoso), com riqueza de cores, sons e ritmos na abordagem da mitologia amazônica, Parintins – AM, entre outras. A partir dos aspectos apresentados, o projeto almeja, por meio da produção de contos, resgatar a memória e as tradições da cultura amazônica, bem como propagar as riquezas culturais presentes, tendo como instrumento a linguagem literária, quer na visão romântica, realista ou simbolista, quer a partir do enfoque modernista. Ao instigar os candidatos na busca de nossa cultura, estaremos não só os levando a refletir sobre sua própria história, mas também contribuindo para que exercitem, prazerosamente, o hábito da escrita acadêmica para a publicação.