Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus - Zona Leste > Notícias > Treinamento para Prevenção de Enfermidades em Aves

Notícias

Treinamento para Prevenção de Enfermidades em Aves

por publicado: 10/08/2016 15h55 última modificação: 10/08/2016 15h55

O Dr. Felipe Faccini dos Santos, professor da área de Medicina Veterinária do IFAM-CMZL, foi convidado para ministrar parte do curso de Treinamento para Prevenção de Enfermidades Emergenciais em Aves, que ocorreu entre os dias 25 e 29 de julho de 2016. No curso foram treinados 35 médicos veterinários do serviço de defesa sanitária da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (IDARON), para participarem do Grupo Especial de Atendimento a Suspeita de Enfermidade Emergencial em aves (GEASE-AVES). 

No primeiro dia, houve palestras do representante da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes; e do coordenador nacional de Saúde das Aves do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Bruno Rebelo Pessamilio, que falaram sobre o funcionamento e organização da cadeia avícola, biosseguridade na produção avícola e o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).

No segundo dia, houve apresentação sobre Influenza Aviária, doença de Newcastle e doenças diferenciais, com o professor Felipe Faccini dos Santos. São doenças de grande impacto econômico e de importância em Saúde Coletiva (dos animais e de humanos) e que, como o Brasil se mantém livre destas duas primeiras doenças, garante grande vantagem comercial frente aos demais países, sendo hoje o maior exportador mundial de carne de frango. Desta forma, é fundamental que os profissionais responsáveis pela constante vigilância da saúde destes animais estejam aptos a identificar sinais típicos de tais doenças e como proceder caso haja alguma suspeita de ocorrência destas enfermidades. Também houve apresentação e aula prática sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sacrifício humanitário, necropsia, colheita e remessa de material suspeito para laboratórios oficiais ou credenciados no MAPA.

Na quarta-feira (27), houve apresentações do médico veterinário Leandro André Bona sobre biosseguridade em granjas em Rondônia e do fiscal agropecuário do Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (INDEA), João Marcelo Brandini Néspoli, sobre a experiência do Mato Grosso na erradicação de um foco de doenças de Newcastle, acontecido em 2006. Além das exposições, foi iniciado o simulado de gabinete, que foi concluído no dia seguinte. No último dia (29), os grupos apresentaram as conclusões do simulado e visitaram uma granja de aves.

Observação: O uso de máscaras e óculos de proteção foram dispensados por se tratar de um treinamento feito com aves sadias, vindas de estabelecimento registrado.

Confira a matéria com fotos do evento na fan page oficial do IDARON: https://www.facebook.com/idaron.ro/photos/?tab=album&album_id=998123976970537