Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Coari > Notícias > Atividades comemorativas pelo Dia do Índio no IFAM CCO

Notícias

Atividades comemorativas pelo Dia do Índio no IFAM CCO

publicado: 20/04/2016 16h30 última modificação: 20/04/2016 16h30

Aconteceram no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Campus Coari atividades comemorativas ao dia do Índio, com a Mostra Histórica e Cultural dos Povos Indígenas. O evento ocorreu na última terça-feira (19/04) e contou com a presença de autoridades indígenas como o representante da FUNAI em Coari, Sr. João Melo, o presidente da União dos Povos Indígenas de Coari, Sr. Francisco Alves da Etnia Mayoruna, além do presidente do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Coari, Sr. Valery Nicolas.

Durante a programação houve palestras com o Prof. Ms. Ygor Olinto, que explanou sobre o tema da Escravidão Negra e Índia no Amazonas, e Prof. Dr. Ezequiel de Souza que trabalhou a temática da construção da identidade masculina, abordando alguns aspectos da sexualidade indígena.  

Ao decorrer do dia aconteceram várias atividades como: mostra de painéis, salas temáticas (Expressões culturais, artesanato, trabalho e cidadania, rito), músicas regionais, teatro, olimpíadas indígenas e apresentação cultural com o grupo de dança Ritmos de Toada.

O Dia do Índio, celebrado no Brasil anualmente em 19 de abril, é uma data importante para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena Brasileiro culturalmente e historicamente.  

"Todo dia é dia de Índio"

Confira as fotos (mais fotos estão disponíveis na galeria, no início da matéria):

20160419_090853.jpg

x-IMG_0026.JPG

IMG_9982.JPG

registrado em: , ,