Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Coari > Notícias > Setembro Amarelo: Servidores e alunos promovem ações de prevenção ao suicídio no campus Coari

publicado: 24/09/2018 09h03 última modificação: 24/09/2018 09h26

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos. Os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no mundo. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes.

Baseado nas estatísticas alarmantes, a campanha mundial de conscientização e prevenção ao suicídio, mais conhecida como Setembro Amarelo, vem combatendo o “tabu” que ainda cerca o assunto suicídio e promove ações de prevenção. Em 2018 a Coordenação Geral de Apoio ao Educando (CGAE) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - Campus Coari, (IFAM-CCO) vem promovendo uma série de atividades da campanha Setembro Amarelo que estão sendo realizadas durante todo o mês.

Este ano o campus contou com a colaboração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do município de Coari, que realizou no ultimo dia 11, uma palestra desmistificando questões relativas à saúde mental e trazendo direcionamentos para quem está passando por algum tipo de sofrimento.

No último dia 19/07 também contamos com a participação da psicóloga da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Ananda Maria, em uma roda de conversa com os alunos em um momento descontraído e de troca de experiências, além de orientações para aqueles que se propõe em ajudar pessoas que estejam necessitando de acolhimento. Além da roda de conversa, alunos e servidores realizaram uma encenação teatral, exposição artística e declamação de poesia inspiradas no Setembro Amarelo.

Para a psicóloga do IFAM/CCO, Ariádina Santos, trabalhar o tema suicídio no contexto escolar é fundamental para a prevenção e diminuição de casos. “É necessário um debate aberto nas escolas sobre o tema suicídio, ao contrário do que muitos acreditam, se aproximar dessas questões, conhecer fatores de riscos, e se conscientizar da gravidade do problema podem salvar muitas vidas” afirma.

Na próxima quinta-feira (27) está prevista mais uma ação com os alunos do turno noturno, em que haverá a busca do diálogo junto aos estudantes, professores e servidores sobre questões relacionadas ao suicídio e melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica.

Na oportunidade será exibido um vídeo produzido pelos próprios servidores da instituição em referência a campanha Setembro Amarelo.

Confira aqui as fotos do evento.