Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > “Matemática está em tudo!” é tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

“Matemática está em tudo!” é tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Campus Presidente Figueiredo foi o anfitrião da abertura da SNCT 2017
por cgti publicado: 25/10/2017 11h12 última modificação: 25/10/2017 11h12
Começou a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017) no Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM). Com o tema a “Matemática está em tudo!”, o campus Presidente Figueiredo foi o anfitrião da abertura oficial do evento na instituição, na tarde desta segunda-feira, 23 de outubro.

Estiveram presentes no evento, o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), José Pinheiro de Queiroz Neto, o pró-reitor de Ensino, Antonio Ribeiro da Costa Neto, representando a Pró-reitora de Extensão, Aline Schulteis e o diretor do campus Presidente Figueiredo, Paulo Marreiro.

O Coral IFAMÍLIA abriu o evento com duas músicas regionais que retratam a Amazônia e os problemas por ela enfrentados neste momento de globalização. O grupo é regido pelo maestro Abraao Silva e possui 30 participantes. O Hino Nacional também foi executado pelo coral.
 75dfecd4-9596-444f-acfb-5f3769590223.jpeg

Segundo o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, a SNCT chega com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia no país, destacando que o IFAM tem avançado nessa questão ao levar oportunidade de ensino a diversas comunidades no Amazonas. "Temos trabalhado fortemente na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. O desafio é construir e  proporcionar um curriculum diferenciado que possa inserir nossos alunos no setor produtivo de forma mais competitiva", disse o reitor que acaba de retornar ao Brasil, após assinar acordo de convênio com instituições europeias para intercâmbio de alunos e servidores por meio do projeto LAPASSION.

9a3ea667-5573-4b38-a092-98436d0a303c.jpeg

O diretor do campus, Paulo Marreiro, informou que o campus Presidente Figueiredo recebeu duas emendas parlamentares que irão fortalecer a área pesqueira. "As emendas são oriundas do senador Eduardo Braga e o deputado federal Hissa Abraao e irão fomentar nosso curso de Engenharia em Aquicultura. Vale destacar que a Reitoria não tem medido esforços no apoio das atividades do campus, mesmo com essa crise econômica que estamos passando. Por isso, nosso agradecimento", falou.

Atualmente, o  IFAM possui mais de 200 trabalhos de iniciação científica e tem crescido bastante no número de patentes, segundo informações do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), José Pinheiro de Queiroz Neto. "É a primeira vez na história da SNCT no IFAM que realizamos a abertura em um campus do interior e para nós isso é muito significativo. Nosso objetivo é prestigiar, fomentar e fortalecer cada vez mais as ações de pesquisa nos campi do interior. Temos avançado em nossa missão na área da pesquisa aplicada e o reflexo disso é o aumento do número de patentes depositadas. Atualmente temos 12 patentes e nosso objetivo é fechar o ano de 2017 com 15 patentes", destacou Pinheiro.

A indissociabilidade  do tripé ensino, pesquisa e extensão também foi destacada pelo pró-reitor de Ensino, Antonio Ribeiro da Costa Neto. Segundo ele, a efetiva colaboração entre as áreas fará com que a formação profissional de estudantes seja completa, além de fortalecer o ato de aprender e ensinar.

0521ce6a-0bae-4ad5-8b58-967c046da6e8.jpeg

MARCA DO EVENTO É PREMIADA

A aluna Lu-Grimalde Abreu do curso Integrado em Administração foi a vencedora do concurso e recebeu das mãos de um empresário apoiador do campus, um tablet Samsung. A marca ilustrou a 8ª edição do Ciência da Serra.

III MOSTRA DE EXTENSÃO

E dentro da SNCT está acontecendo a III Mostra de Extensão promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) que este ano destinou R$80 mil para que os campi realizassem projetos e outras atividades de extensão que contribuam para a promoção do intercâmbio cultural, científico e tecnológico da região amazônica. A pedagoga Aline Zorzi parabenizou as ações do campus e destacou que a Mostra de Extensão seja um espaço de interação e de aprendizagem.

A palestra de abertura foi realizada pelo professor José Luiz de Souza Pio da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Cada campus terá uma programação específica para a SNCT 2017 com workshops, palestras, oficinas, minicursos, apresentações de banners, além de outras atividades relacionadas a temática.

2017_banner_snct.jpg