Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Alunos do IFAM Presidente Figueiredo representarão o Amazonas em evento nacional

por publicado: 18/11/2019 12h07 última modificação: 18/11/2019 12h07

Alunos do IFAM conquistaram medalhas de ouro e prata na categoria ensino médio técnico e ainda conquistaram o troféu destaque de melhor instituição na II Feira Amazonense de Matemática, realizada nos dias 21 e 23 de outubro de 2019, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ao conquistarem as primeiras colocações, os alunos ficaram habilitados para participar da competição nacional, onde somente havia 12 vagas de projetos, sendo dez desenvolvidas por estudantes da educação básica e duas por universitários. Nessa etapa de seleção, os alunos e seus orientadores deveriam desenvolver um artigo para descrever todos os aspectos científicos e técnicos do projeto apresentado na feira amazonense.

O IFAM CPRF conseguiu aprovar 3 trabalhos, onde os alunos: Bruna Loren de Souza Dias, Victorio Elom Souza Sampaio, Hellem Camilly Borguis, Luiz Kennedy Cavalcante Cortez, Racchel Velasque VelascoVinicius Gabriel Freire Silva e os professores orientadores: Sionise Rocha Gomes, Marcos Daniel Cano e Erivaldo Ribeiro Santana irão participar da VII Feira Nacional de Matemática, que será realizada no próximo ano, entre os dias 27 e 29 de maio, em Campos Novos, Santa Catarina. Todos os trabalhos aprovados são de alunos do curso técnico de nível médio Integrado em Desenvolvimento de Sistemas (IDES) e foram desenvolvidos por meio de projetos de ensino e extensão, integrados com a disciplina de matemática e as disciplinas técnicas do curso IDES.

De acordo com a professora Sionise Gomes, essa é uma oportunidade muito enriquecedora aos alunos. Sionise Gomes, destaca ainda que a próxima etapa agora é no aperfeiçoamento dos projetos, preparação para a exposição dos mesmos, e busca de financiamento para que os 6 alunos e 3 professores consigam viajar. “Essa é uma oportunidade muito enriquecedora aos alunos, que não só estão eufóricos com a possibilidade de viajar pela primeira vez para fora do Estado, como pela oportunidade de divulgar os trabalhos científicos que desenvolvem e de ampliar seus conhecimentos. Nossos alunos acordam de madrugada e enfrentam caminhadas em ramais para chegar a escola, possuem uma rotina puxada onde passam 10h no instituto, cursam mais de 17 disciplinas e ainda assim esses alunos se comprometeram em desenvolver esse projeto extraclasse. Essa é uma conquista merecida e acredito que nossos alunos, mesmo disputando com os melhores trabalhos do país, tem grandes chances de se destacarem”, disse a professora.

Para o Diretor Geral do Campus, professor Jackson Pantoja Lima, a conquista dos alunos e professores durante a II Feira Amazonense de Matemática é fruto da soma de esforço de toda a comunidade acadêmica, que inclui docentes, técnicos em assuntos educacionais, prestadores de serviço, familiares dos alunos e os próprios alunos. Segundo o Diretor Geral, “nossa gestão e a reitoria do IFAM farão todos os esforços para apoiar a participação dos estudantes na VII Feira Nacional de Matemática, pois entendemos que projetos como esse estão alinhados com a visão do IFAM que é  Consolidar o IFAM como referência nacional em educação, ciência e tecnologia”, destaca o Jackson Pantoja. O Diretor aproveitou também para parabenizar estudantes do IFAM Campus Manaus Zona Leste que foram selecionados na categoria de ensino superior, bem como os estudantes de nível fundamental da Escola São Miguel, do município de Presidente Figueiredo, localizada no Km 50 da AM 240.

Segue abaixo a lista dos projetos selecionados.