Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Confira a II Gravity Racing das Cachoeiras

Confira a II Gravity Racing das Cachoeiras

Veja como foi o evento ocorrido no dia 27/10 (último dia da SNCT)
por cgti publicado: 30/10/2017 14h50 última modificação: 30/10/2017 14h50

PROPOSTA

O projeto é uma proposta de execução extensionista, idealizado dentro dos moldes de uma competição que serve como principal estímulo para os participantes. Estes, a priori, denominados competidores, desenvolveram protótipos que se deslocam por gravidade como única força propulsora. Essa competição composta por equipes formadas por estudantes do Curso Técnico em Mecânica envolvendo disciplinas do eixo de controle e processos industriais e das ciências da natureza e matemática. Apesar do enredo do projeto se desenhar por vias de uma competição, o enfoque e a proposta principal é no desenvolvimento de um projeto de cunho multidisciplinar e interdisciplinar que envolveu alunos do IFAM – CPRF, a comunidade e os servidores. Portanto, o projeto propõe uma integração entre as disciplinas de cunho técnico e as da grande área de ciências da natureza e matemática promovendo aos estudantes a obtenção e/ou fortalecimento de saberes escolares.

A proposta do Gravity Racing das Cachoeiras surgiu da necessidade da aplicação dos conhecimentos técnicos num instrumento prático, de fácil interpretação e abordagem multidisciplinar. O evento foi idealizado, também, como agente motivador a dinâmica de ensino-aprendizagem, pois sua aplicação visa relevante impacto cognitivo e intelectual a fim de facilitar a busca por conhecimento e aprendizagem.

FABRICAÇÃO

A concepção dos carros desenvolvidos respeita regulamento próprio elaborado pelo professor idealizador Benjamin Batista. As regras descritas devem ser cumpridas pelos participantes.

Cada equipe fica responsável pelo projeto de um carro com uma estrutura mínima de gaiola em formato de habitáculo. Os materiais utilizados segundo regulamento devem ser sólidos tais que garantam a consistência dos diâmetros da estrutura e parâmetros promovidos pela regulamentação. Dessa forma, as equipes ficam livres para utilizar quaisquer materiais para a construção do protótipo.

Para a fabricação dos protótipos o Campus disponibilizou a estrutura do laboratório de mecânica (materiais e equipamentos) para as equipes. A execução da fabricação dos carros devem atender, também, itens de segurança estabelecidos no regulamento. Esses itens, tem como objetivo de assegurar a integridade e a saúde do piloto e participantes.

Os itens obrigatórios do protótipo foram: quatro rodas, sem cantos vivos, cinto de segurança de três pontos, ropps roll (santo antônio), capacete homologado e aprovado para motos, sistema de freios nas quatro rodas, sistema de volante do tipo “go kart”, roupa apropriada e sapatos fechados.

COMPETIÇÃO

O evento ocorreu no último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM-CPRF, 27 de outubro, na Avenida Onça Pintada, AM 240 – km 7 – Presidente Figueiredo durante todo o dia, com uma estrutura de tendas, barracas e banheiros químicos.

Na edição desse ano, equipes de Manaus e do IFAM Campus Presidente Figueiredo participaram, compondo um total de 15 equipes.

O evento foi composto de duas categorias: nível superior e nível médio, onde cada categoria teve 3 rodadas. Os vencedores foram os protótipos que completarem o trajeto em menor tempo para cada categoria. Além disso, teve também a premiação para o carro design.

CAMPEÕES

Categoria Superior