Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Docente de Informática apresenta trabalho de conclusão de curso de Especialização na área de Docência para o Ensino Técnico

por publicado: 12/03/2018 10h16 última modificação: 12/03/2018 10h16
Docente do curso Desenvolvimento de sistemas do IFAM CPRF (Marcos Cano) - segundo, da direita para esquerda

O docente da área de Informática, Marcos Daniel Cano, apresentou no dia 09 de fevereiro seu trabalho de conclusão de curso desenvolvido durante a realização da Especialização Latu Sensu Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica – Modalidade EaD, orientado pelo professor Dr. Vitor Bremgartner da Frota.

O trabalho intitulado “O uso da ferramenta Scratch para o desenvolvimento da lógica no ensino médio: um estudo de caso no Instituto Federal do Amazonas – Campus Presidente Figueiredo” apresentou um estudo de caso do uso do lúdico através da programação para jogos digitais para melhorar o ensino da lógica dos alunos do ensino médio.

Durante o estudo foi desenvolvida uma metodologia na qual os alunos do curso de Eletrotécnica e Administração participaram de um curso de programação para jogos usando a ferramenta Scratch e tiveram a possibilidade de conhecer princípios da lógica de programação. Os jogos desenvolvidos foram apresentados durante a Mostra de Games realizada na 14º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorrida no Campus Presidente Figueiredo.

Os resultados demonstraram melhorias em questões matemáticas como o uso de operações envolvendo inequações e confirmaram o grande interesse dos alunos na temática de jogos digitais e o emprego do lúdico para o desenvolvimento da lógica.

img1.jpg