Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Estudantes de Recursos Pesqueiros recebem treinamento em avaliação de solos para aquicultura

Atividade é parte da capacitação profissional para seleção de áreas destinadas à instalação e ampliação de empreendimentos aquícolas.
por cgti publicado: 09/05/2017 13h09 última modificação: 16/05/2017 11h21
Show image carousel Devido ao sol, necessitou-se de abrigo para realizar as atividades em campo

Devido ao sol, necessitou-se de abrigo para realizar as atividades em campo

Nessa etapa do treinamento, o enfoque foram os testes rápidos para qualidade do solo: textura, coesão e plasticidade. Também foram abordadas técnicas para amostragem do solo e métodos para estimativa da granulometria. A atividade, parte da disciplina Construções Aquícolas, ministrada pelo docente Heitor Thury Barreiros Barbosa, foi realizada na sexta-feira, 05 de maio, nas dependências do IFAM Campus Presidente Figueiredo. Em outras etapas do treinamento, os estudantes aprendem a avaliar o potencial hídrico, a georreferenciar propriedades rurais e a identificar fatores para melhoria estrutural e modernização do cultivo. Dessa maneira, espera-se formar profissionais competentes para atuar no desenvolvimento da aquicultura no município.

Aquicultura – é o cultivo de organismos cujo ciclo de vida em condições naturais se dá total ou parcialmente em meio aquático. Assim como o homem aprendeu a criar animais terrestres e plantar espécies vegetais, também aprendeu a cultivar pescado, que inclui não apenas peixes, mais também crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis, algas e outros organismos. A atividade divide-se em vários ramos, dentre eles destacam-se a piscicultura, a carcinicultura e a malacocultura. Nos anos recentes, foi um dos segmentos da produção alimentar com maior crescimento no mundo e tem sido saudada como a resposta para os problemas resultantes da diminuição das populações selvagens de pescado, devido à sobrepesca e a outras causas, trazendo também uma série de benefícios sociais.

Testes de solo – a seleção das áreas de instalação de viveiros deve considerar diversos aspectos que exercem efeito direto sobre seus custos de implantação e operação. Além da topografia e disponibilidade de água, a qualidade do solo também é importante para o sucesso econômico do empreendimento. Solos argilosos e de baixa permeabilidade conferem maior estabilidade aos viveiros e menor perda de água por infiltração. São, portanto, os mais favoráveis à instalação de viveiros escavados. Em contrapartida, solos arenosos ou com grande quantidade de cascalho conferem pouca estabilidade aos viveiros, sujeitando-os à erosão e turbidez. Além disso, também apresentam alta infiltração, muitas vezes inviabilizando o empreendimento.

Curso Técnico em Recursos Pesqueiros – inserido no eixo tecnológico de Recursos Naturais, o curso é oferecido pelo IFAM apenas na modalidade subsequente, para quem já concluiu o ensino médio, e tem duração mínima de 18 meses. Atualmente conta com apoio de dois laboratórios para atividades práticas, além dos laboratórios de informática e sala de desenho. Para melhor formação profissional, firmou-se parceria com a maior estação de piscicultura da região norte, o CTTPA, em Balbina. Diante da vocação cada vez maior de Presidente Figueiredo para as atividades aquícolas, o Curso visa auxiliar na formação de técnicos qualificados para atuar na fiscalização, ordenamento, orientação e operacionalização de tecnologias voltadas para a produção aquícola.