Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Estudantes de Recursos Pesqueiros visitam futura instalação para jacaricultura

Estudantes de Recursos Pesqueiros visitam futura instalação para jacaricultura

Discentes foram apresentados à infraestrutura, parcialmente construída, destinada ao cultivo de jacarés, visando formação de profissionais com conhecimentos mais amplos sobre aquicultura
por cgti publicado: 13/11/2015 10h00 última modificação: 13/11/2015 10h00
Show image carousel Futuras instalações para jacaricultura

Futuras instalações para jacaricultura

Durante breve visita técnica em propriedade rural, os estudantes tiveram a oportunidade de observar parte da construção dos viveiros destinados ao cultivo de jacaré em sistema semi-intensivo e intensivo, também chamados de ranching e farming, respectivamente. A atividade foi realizada na quinta feita, dia 12/11, no Sitio São José, localizado no km 28 da rodovia AM240, como aula prática da disciplina Aquicultura do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros. Apesar de a estrutura estar inoperante, produtores, discentes e servidores do IFAM socializaram diversos conhecimentos e experiências pessoais. Com essa atividade, espera-se, através da formação desses profissionais, contribuir com a difusão de conhecimentos nos diversos ramos da aquicultura.

Aquicultura – é o cultivo de organismos cujo ciclo de vida em condições naturais se dá total ou parcialmente em meio aquático. Assim como o homem aprendeu a criar animais terrestres e plantar espécies vegetais, também aprendeu a cultivar pescado, que inclui não apenas peixes, mais também crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis, algas e outros organismos. A atividade divide-se em vários ramos, dentre eles destacam-se piscicultura, carcinicultura e a malacocultura. Nos anos recentes, foi um dos segmentos da produção alimentar com maior crescimento no mundo e tem sido saudada como a resposta para os problemas resultantes da diminuição das populações selvagens de pescado, devido à sobrepesca e a outras causas, trazendo também uma série de benefícios sociais.

Jacaricultura – denominação usada para indicar o cultivo de jacarés. Esta atividade tem alto potencial econômico não apenas pelo valor da carne, mas também pelo aproveitamento do couro para a fabricação de bolsas, sapatos e cintos. No passado, diversos programas de jacaricultura foram malsucedidos devido a falta de informações técnicas. Todavia, a pesquisa de tecnologias de cultivo viabilizou o negócio e atualmente o cultivo é feito em cinco estados do país, sendo que Mato Grosso do Sul é o mais representativo. Das espécies de jacarés existentes no mundo mais de 70% são consideradas vulneráveis ou passíveis de extinção, e as principais causas são a destruição de seus habitats e a caça ilegal para exploração de seu couro.

Curso Técnico em Recursos Pesqueiros – inserido no eixo tecnológico de Recursos Naturais, o curso é oferecido pelo IFAM apenas na modalidade subsequente, para quem já concluiu o ensino médio, e tem duração mínima de 18 meses. Atualmente conta com apoio de dois laboratórios para atividades práticas, além dos laboratórios de informática e sala de desenho. Para melhor formação profissional, firmou-se parceria com a maior estação de piscicultura da região norte, o CTTPA, em Balbina. Diante da vocação cada vez maior de Presidente Figueiredo para as atividades aquícolas, o Curso visa auxiliar na formação de técnicos qualificados para atuar na fiscalização, ordenamento, orientação e operacionalização de tecnologias voltadas para a produção aquícola.