Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > IFAM/CPRF apresenta proposta de curso técnico integrado em Agroecologia

Notícias

IFAM/CPRF apresenta proposta de curso técnico integrado em Agroecologia

A expectativa é de que a primeira turma possa ser ofertada já em 2016.
por cgti publicado: 17/08/2015 13h00 última modificação: 15/09/2015 10h51
Grupo de Trabalho da criação um Curso Técnico de Nível Médio em Agroecologia na forma Integrada.

Grupo de Trabalho da criação um Curso Técnico de Nível Médio em Agroecologia na forma Integrada.

A criação de novos cursos que atendam a demanda de formação profissional do município de Presidente Figueiredo foi o foco de discussões que ocorreram ao longo do ano de 2014 e primeiro semestre de 2015 no campus. Nestas discussões surgiu a demanda pela formação de profissionais de nível técnico nas ciências agrárias. Ao trabalhar na construção de uma proposta que suprisse esta demanda, o IFAM-Campus Presidente Figueiredo optou por ofertar o Curso Técnico de Nível Médio em Agroecologia na forma Integrada.

Para embasar tal escolha foram realizadas: consultas aos alunos do ensino fundamental em algumas escolas do município; “Audiência Pública para a Inclusão dos Novos Cursos na Modalidade Integrada no IFAM Campus Presidente Figueiredo” em 07 agosto de 2014; e “Reunião com docentes do Campus Presidente Figueiredo para a Inclusão de Novos Cursos na Modalidade Integrado” no dia 13 daquele mesmo mês. Por fim foi estruturada uma comissão encarregada de planejar, organizar, divulgar e operacionalizar a criação de cursos do eixo de recursos naturais. Esta comissão elaborou o Plano de Curso a ser apreciado para a criação deste curso.

 Vários são os motivos que levaram a opção por este curso, dentre eles: a distribuição demográfica da população no município, a distribuição da ocupação da mão-de-obra, outros aspectos econômicos e educacionais.

De acordo com os dados do IBGE, mais da metade da População (aproximadamente 52%)reside na Zona Rural. Além disso, as atividades agropecuárias são as que mais ocupam mão-de-obra no município (aproximadamente 33% da população economicamente ativa). Estas atividades são também as que mais contribuem para o Produto Interno Bruto – PIB do município (53% do PIB).

Estes dados demonstram a importância das atividades agropecuárias no município de Presidente Figueiredo, município onde ainda pouco se investe em educação profissionalizante para esta área. Acredita-se que há a necessidade de formar jovens do meio rural em técnicas agropecuárias sustentáveis e uso dos recursos naturais, valorizando a vida no campo, para que estes possam encontrar realização profissional e pessoal desenvolvendo trabalho nas propriedades agrícolas de suas famílias. Embora estes profissionais também possam buscar trabalho em empresas em instituições de assistência técnica e extensão rural, a atividade que mais teria condições de absorver mão-de-obra no município seria por meio do empreendedorismo, da forma descrita à cima.

O Plano de Curso Técnico de Nivel Médio em Agroecologia na forma Integrada foi apresentado à Pró-reitoria de Ensino do IFAM em julho de 2015. A expectativa é de que a primeira turma possa ser ofertada no primeiro semestre de 2016.