Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > I Workshop para Criação de Grupos de Pesquisa

Notícias

I Workshop para Criação de Grupos de Pesquisa

O Comitê de Pesquisa e Extensão do IFAM/CPRF convida a comunidade docente a participar do evento
por cgti publicado: 03/09/2015 03h09 última modificação: 15/09/2015 10h51

O I Workshop para Criação de Grupos de Pesquisa será realizado no dia 16/09/2015, próxima quarta-feira, às 14 horas, no Auditório do IFAM/CPRF e contará com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Pinheiro Queiroz Neto. No evento serão tratadas as demandas dos nossos docentes para a criação de Grupos de Pesquisa. Para isso, os docentes interessados em participar de grupos de pesquisa devem preparar uma apresentação sobre: i) sua formação acadêmica, ii) o que já produziu na vida científica e iii) o que pretende produzir a curto e médio prazos. A apresentação deve durar no máximo 5 minutos e sugere-se a elaboração de 3 slides, um para cada tópico.

O evento é uma iniciativa do Comitê de Pesquisa e Extensão do Campus e conta com a participação de todos, com a certeza da importância de atividades como esta, que contribuem para o crescimento dos nossos professores e, consequentemente, da nossa escola.

Conforme definição do CNPq, um Grupo de Pesquisa é um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças, objetivando o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico. O trabalho exige envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa, cujas atividades se organizam em torno de linhas de pesquisa comuns e que, em algum grau, compartilham instalações e equipamentos. Além disso, por meio dos grupos de pesquisa, a instituição apresenta-se ao mercado para captar recursos, construir visibilidade e credibilidade, atendendo-se, assim, à premissa excelência e sustentabilidade acadêmica.

Texto: Jackson Pantoja / Heitor Barbosa / Rayza Araújo