Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > IFAM e PRÓ-RURAL Aquicultura realizam atividade de reprodução induzida.

IFAM e PRÓ-RURAL Aquicultura realizam atividade de reprodução induzida.

IFAM e PRÓ-RURAL Aquicultura realizam atividade de reprodução induzida de tambaqui em piscicultura de Presidente Figueiredo
por publicado: 14/07/2015 09h50 última modificação: 15/09/2015 10h51

Atendendo ao objetivo primário do Projeto PRÓ-RURAL Aquicultura, que é a transferência de tecnologia em aquicultura, foi conduzido treinamento prático da propagação artificial de tambaqui na Fazenda Tajá, situada à margem direita da rodovia BR174 km 120. As atividades se deram entre os dias 29 e 31 de maio, sob a coordenação do técnico em Recursos Pesqueiros e agente do PRÓ-RURAL Manoel Pio, com apoio do Docente do IFAM Heitor Barbosa. Para fundamentar uma avaliação abrangente da produção, foram realizados diversos levantamentos para estudo do ciclo nictemeral de parâmetros limnológicos da água de abastecimento e incubação. Na oportunidade, também foram demonstrados os cálculos para estimativa de fertilização e eclosão. Além do treinamento, o técnico local recebeu uma série de sugestões para melhoria da produtividade e condições de trabalho no empreendimento.

alt

PRO-RURAL – O Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (PRO-RURAL) é financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR), contando com o apoio de diversas instituições parceiras como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) a Empresa Brasileira de Pesquisa na Amazônia (EMBRAPA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e Prefeituras Municipais.

PRO-RURAL Aquicultura – coordenado pelo Professor do IFAM Dr. Jackson Pantoja Lima, o projeto Pesquisa e transferência tecnológica: ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da aquicultura no Estado do Amazonas é a linha com maior número de agentes, dispondo de 40 profissionais, 12 de nível superior e 28 de nível técnico, distribuídos em 23 municípios do Amazonas, abrangendo seis Polos de desenvolvimento da Aquicultura do Estado: Alto e Médio Amazonas; Alto Rio Negro; Madeira; Manacapuru e Região Metropolitana de Manaus; Parintins; e Rio Purus. No primeiro ano de atividades o PRO-RURAL Aquicultura atendeu 2298 Produtores Rurais em todo Amazonas.