Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Inauguração da Biblioteca Doroti Alice Muller Schwade no IFAM/CPRF

Inauguração da Biblioteca Doroti Alice Muller Schwade no IFAM/CPRF

Solenidade contou com participação de familiares da homenageada e comunidade do IFAM/CPRF
por cgti publicado: 30/10/2015 17h19 última modificação: 30/10/2015 17h29

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631/80, sendo sempre comemorada nos dias 23 a 29 de outubro . A legalidade da data se dá pela necessidade de construir um país de leitores. A biblioteca e os livros são os meios primários para o incentivo e início de formação de leitores, gerando cidadãos críticos, analíticos e construtivos no país.

No IFAM, campus Presidente Figueiredo, a data alusiva acima coincidiu com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Fato extremamente interessante, pois do que seria a ciência e a tecnologia sem o seu registro em livros e disponibilizados nas bibliotecas físicas ou virtuais?
Com o intuito de vivenciar essas ‘Semanas ‘ de forma mais intensa e interativa, a Biblioteca do IFAM, campus Presidente Figueiredo, inaugurou de forma oficial a Biblioteca do Campus, dando-lhe um nome que representa toda a luta pela educação no Brasil e em especial na região do Amazonas. A Inauguração da Biblioteca Doroti Alice Muller Schwade ocorreu no dia 26/10, e estiveram presentes o corpo discente e os convidados, Sr. Egydio Schwade, esposo da homenageada, e seus filhos. Todos ficaram emocionados com a história da Sra Doroti e do Sr. Egydio, pois este representa uma história viva das lutas de integração cultural, educacional entre os indígenas e os não indígenas, todos brasileiros.
Envolvidos nesse processo de abertura oficial da biblioteca, as atividades ocorreram, em cada dia, de forma mais interativa com os discentes. Foi promovida uma competição de xadrez diferente, o XADREX, com perguntas sobre assuntos que os alunos estudam e premiações para os ganhadores. Atividade bem interessante e envolvente.
No dia seguinte houve o BIBLIO CULT, o cinema temático com bate-papo após a exibição do filme. Nesse primeiro momento contamos com a participação do Professor de Administração, Harlleson Almeida. O filme tratava de uma temática bem desafiadora para os tempos de crise, que é a transformação, inovação, abrindo portas de mercado a fim de perpetuar –se nesse mundo globalizado e capitalista. O bate-papo foi um show de reflexão sobre a nossa formação cultural, onde devemos quebrar essas barreiras e irmos além para atuar também como donos de empreendimentos e não somente como empregados.
Já no último dia de interação ocorreu o BINGO do CONHECIMENTO, atividade que em forma de bingo trás perguntas do cotidiano e as respostas estão na cartela. Foram dezenoves brindes, todos doados pelos nossos professores. Além de muito conhecimento, o divertimento foi bem intenso. A participação de nossos alunos foram além das expectativas, e isso é sinal de que estamos no caminho certo para interagir o conhecimento com divertimento.
Nada disso, não haveria ocorrido sem a contribuição dos nossos Docentes. A Biblioteca não atua sozinha em ações educativas ou culturais, a contribuição de todos é fundamental para a melhoria e ampliação dos serviços ao nosso público.
Muito obrigada a todos que contribuíram e participaram de alguma forma para que tudo ocorresse bem.
Se, gostaram da amostra se preparem que ano que vem tem de novo!!!!

Confira aqui a galeria de fotos completa, no facebook