Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Setor Multiprofissional e CGE promovem ação do “Janeiro Branco”

Setor Multiprofissional e CGE promovem ação do “Janeiro Branco”

por publicado: 19/02/2020 15h21 última modificação: 19/02/2020 15h41

No último dia 22 de janeiro, o Setor Multiprofissional e o CGE (Coordenação Geral de Ensino) do campus Presidente Figueiredo promoveram um café da manhã e roda de conversa sobre a temática do Janeiro Branco. Participaram da atividade os servidores técnico-administrativos que, durante esse mês, estavam no campus, e os novos servidores administrativos, Filipe Reis (Analista de TI) e Ana Teresa (Assistente de Alunos).

Durante o café, foi realizada uma breve explanação, pelo psicólogo Peterson Colares, sobre o tema da Saúde Mental. Em sua fala, enfatizou a importância do autocuidado físico e mental, do diálogo como prática de regulação ético-afetiva e da boa convivência entre os colegas e da necessidade de desmistificação da imagem dos profissionais que atuam nessa área. Ressaltou que entre os colegas do campus existe quase sempre um clima de apoio e solidariedade diante dos desafios cada vez mais complexos do trabalho, bem como apoio e incentivo da gestão para ações e campanhas de qualidade de vida e valorização do servidor, sendo esses fatores essenciais para nossa saúde e bem estar.

WhatsApp Image 2020-02-06 at 18.34.10.jpegWhatsApp Image 2020-02-06 at 18.34.11.jpeg

O enfermeiro Francélio Vieira contribuiu com a conversa, ressaltando a importância da boa alimentação e exercícios físicos para a saúde mental, destacando que não há dualidade entre corpo e mente, um influenciando diretamente no outro positiva ou negativamente.

Alguns servidores fizeram uso da palavra para expressar como se sentem trabalhando no campus, e aproveitaram para fazer um balanço das ações em 2019, dar as boas vindas aos que chegam e se despedir dos que estão indo para outros campi, atendidos pelo processo de remoção interna. São eles o Analista de TI, Ricardo Barbalho, e o Assistente de Alunos e Coordenador de Gestão de Pessoas, Hudson Souza. Em seguida, todos compartilharam um café da manhã que foi elaborado por meio das contribuições de cada participante.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha de valorização da Saúde Mental, visando chamar a atenção para o cuidado para consigo e com o outro. Busca a construção e o fortalecimento de uma cultura da saúde mental, além de destacar a necessidade de políticas públicas para que a população tenha acesso a profissionais da área na rede pública de saúde.