Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > DISCENTES DO CAMPUS EIRUNEPÉ SÃO CLASSIFICADOS PARA FASE DE APRIMORAMENTO DO ITA CHALLENGE 2019

por publicado: 21/08/2019 11h45 última modificação: 21/08/2019 17h08

Os discentes do IFAM- Campus Eirunepé, Bruno Gonzaga, Camila Lacerda e Hávila Soares, sob orientação dos professores Romário Belém (Administração) e Moisés Espíndola (Física)  compõem a Startup Ribeirinhos submetida ao concurso ITA CHALLENGE 2019. A iniciativa também contou com o incentivo do Professor Marco Aurélio Anadam Mello (Educação Física).

A equipe do IFAM-Campus Eirunepé tem como proposta uma bomba de secagem de canoas, com o objetivo de atender as comunidades ribeirinhas que utilizam desse meio de transporte e que estão sujeitas ao esforço físico de secagem manual da canoas e/ou ainda ao risco de afundar. Como diferencial é proposto um filtro capaz de separar a água que entra na canoa do óleo que, geralmente, vaza do motor para dentro dela, devolvendo uma água livre de qualquer possível poluente.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA realiza, todos os anos, o ITA CHALLENGE, uma competição voltada ao desenvolvimento de ideias inovadoras, buscando despertar nos alunos o espírito empreendedor e a capacidade de identificar oportunidades, desenvolvê-las e geri-las.  O concurso é composto de cinco fases, desde a identificação da oportunidade até o aprimoramento.  A edição 2019 contou com um total de 125 equipes de 13 estados do país, envolvendo 521 alunos de nível fundamental a graduação.

A Startup foi classificada para a quarta fase voltada à verificação da viabilidade do negócio a partir de mentoria técnica e de negócios para o aprimoramento do projeto. As duas mentorias são presenciais e ocorrerão em São José dos Campos- SP nas instalações do ITA, no dia 14/09.  Após essa fase, a startup estará pronta para a disputa final, que será um evento aberto ao público com uma banca examinadora que considerará critérios definidos para a escolha da equipe vencedora.

A aluna Camila Lacerda do Curso Técnico de Nível Médio em Administração na forma Integrada destaca:  “É de extrema importância que projetos voltados à realidade da nossa região sejam desenvolvidos. Identificar essas demandas e transformá-las em oportunidades não só auxilia na solução  dos problemas locais, mas também desperta a vontade de empreender e inovar.” Sobre a classificação no concurso, empolgada, ela conclui: “Estamos muito empolgados por chegar até  essa fase, é um sonho e experiência incrível que vai agregar muito conhecimento e valor na nossa bagagem enquanto estudantes e possíveis empreendedores! Os professores despertam esse sentimento e é gratificante poder representar o Instituto e, como única equipe, a Região Norte!”