Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Notícias > Campus Eirunepé participa da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

por publicado: 14/07/2016 18h22 última modificação: 25/07/2016 09h59

O Campus Eirunepé esteve representado pelo Pedagogo Matheus Rocha na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizado na Universidade Federal do Sul da Bahia em Porto Seguro-BA, no período de 03 a 08 de julho de 2016.

No dia 04 de julho, o servidor apresentou na forma de pôster o trabalho intitulado: “Educação para as relações étnico-raciais: o entrecorte entre currículo escolar e preconceito racial no Brasil”.

Segundo o mesmo o trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma abordagem investigativa onde foi possível reconstruir o percurso histórico e racismo no Brasil, destacando o quadro de negligência a que estiveram expostos, bem como a carência de políticas públicas que atendam a promoção da diversidade.

Foi defendido ainda que o primeiro passo para minimizar ações de racismo e preconceito é a escola mostrar de forma dinâmica as diferenças existentes na sociedade entre culturas e raças. Para isso é necessário repensar o currículo como caminho para a promoção de uma educação antirracista que pressupõe estratégias de elaboração de currículos que contemplem a história do povo negro, bem como metodologias de ensino e conteúdos voltados para tal fim.