Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Notícias > Discentes do IFAM Campus Eirunepé promovem Rede de Debates e Oficinas sobre o Uso Sustentável da Água

Programação para o mês de Outubro, em Escolas Estaduais do Município de Eirunepé.
por publicado: 25/09/2017 11h21 última modificação: 25/09/2017 11h21

Com base na afirmativa de que aproximadamente três quartos da superfície da Terra são recobertos por água, parece inacreditável afirmar que o mundo pode estar prestes a enfrentar uma crise hídrica.

De acordo com o Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Água, produzido pela ANA (2010), dos 5.565 municípios brasileiros, 45% possuem abastecimento de água satisfatório, o que equivale dizer que 52 milhões de habitantes teriam garantia de oferta de água para o abastecimento urbano até 2015, porém 55% dos municípios poderiam ter abastecimento deficitário até este ano.

A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março, que tem como objetivo sensibilizar a humanidade sobre os riscos que corremos se não forem realizadas ações de combate ao desperdício deste bem essencial a sobrevivência dos seres vivos.

Dentro desta ideia e sob o tema “Água, eu uso, eu preservo”, 20 jovens dos primeiros e segundos anos das turmas de Informática, Administração e Agropecuária do IFAM/Campus Eirunepé irão promover uma rede de palestras e oficinas nas escolas estaduais do município com a finalidade de sensibilizar os discentes da rede sobre o uso sustentável da água. Como material utilizado durante o evento serão distribuídos aos discentes livretos do tipo passatempo, doado pela Professora Dra. Sandra do Nascimento Noda da Universidade Federal do Amazonas, intitulado: “Água, eu uso, eu preservo”, criado e veiculado pelo Ministério do Meio Ambiente, Fundação Itaipu Binacional e Agência Nacional de Águas.

Os discentes do IFAM estão muito entusiasmados com a proposta. De Acordo com a discente Arícia Viana de Souza, do segundo ano de Informática, “apesar da nossa região apresentar abundância deste recurso hídrico, ele não deve ser desperdiçado. Por isso, a rede de palestras e oficinas trará a todos os envolvidos a oportunidade de debater sobre o assunto, mostrando quais os meios sustentáveis de uso da água para que seja possível evitar o desperdício, mantendo nosso bem mais precioso para as futuras gerações”.

O coordenador do projeto, professor de Geografia, Carlos Henrique Rodrigues Gomes afirma que “diante dos problemas encontrados no Brasil e no mundo a respeito do uso insustentável dos recursos hídricos, a divulgação e disseminação de ações e estratégias que promovam a sustentabilidade ambiental são de grande importância social, visto estarmos numa iminente escassez deste recurso”.

A rede de palestras se estenderá por todo o mês de outubro e serão ministradas para as turmas dos 7º, 8º e 9º anos das Escolas Estaduais João Conrado Pinto Gomes, Francisca Mendes, João Conrado (GM3) e São Francisco.