Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Notícias > Docentes do Campus Eirunepé constroem viveiro florestal

Docentes do Campus Eirunepé constroem viveiro florestal

Com o viveiro, professores do eixo de Recursos Naturais visam auxiliar as práticas de ensino, além de contribuir com as ações do IDAM na distribuição de sementes e mudas aos agricultores rurais
publicado: 18/05/2018 11h45 última modificação: 18/05/2018 14h35

No mês de março de 2018, o IFAM Campus Eirunepé passou a contar com mais um espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por inciativa do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais, foi construído em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) unidade local de Eirunepé, o viveiro de espécies florestais madeireiras, frutíferas e ornamentais da Amazônia.

O objetivo desse novo espaço é atender tanto a necessidade de um local  para atividades práticas de ensino do curso Técnico em Agropecuária na forma integrada e, do curso Técnico em Florestas na forma subsequente, quanto proporcionar a interdisciplinaridade entre os Cursos Técnicos, relacionando as disciplinas técnicas com as disciplinas de base comum, assim como com disciplinas de outros Eixos Técnicos, como os relacionados à Informática e à Administração.

Satisfeito com o trabalho desenvolvido por toda a equipe, que incluiu também a gestão e os servidores terceirizados da instituição, Fernando Zaufre e Francisco Altemir, o professor Marcos Vinícius Ribeiro de Castro Simão destaca:

“Esse foi um trabalho iniciado no fim de 2017 que envolveu os docentes do Eixo Tecnológico em Recursos Naturais e os servidores terceirizados que colaboraram na construção do viveiro florestal. Agora, após um processo seletivo entre os discentes, estamos possibilitando a oportunidade de estágio a sete estudantes do segundo módulo do curso Técnico de nível médio em Florestas na forma Subsequente. Além disso, contamos com o apoio dos Técnicos Administrativos ligados ao Eixo, para auxiliar na utilização do novo ambiente educacional. Já estão sendo desenvolvidas atividades de pesquisa e ensino no viveiro florestal. Esperamos em breve aprovar um projeto de extensão para receber agricultores rurais familiares nesse espaço, contribuindo para a melhoria da produtividade e segurança alimentar das comunidades rurais. Agora, a ideia é incentivar os docentes de todas as áreas e disciplinas do IFAM campus Eirunepé a utilizarem o espaço e realizarem atividades práticas interdisciplinares”, disse o professor.

O Viveiro Florestal faz parte do Projeto Integral “Viveiro de Mudas de Espécies Florestais: da teoria à prática”, desenvolvido pelo professor Marcos Vinícius Ribeiro de Castro Simão.

O Gerente da unidade local do IDAM em Eirunepé, Anderson Oliveira Cardoso ressalta a importância da parceria e destaca: “O Viveiro Florestal, além de contribuir com as práticas de ensino, atende também a um dos principais objetivos da nossa instituição, que é a distribuição de sementes e mudas aos agricultores rurais familiares de Eirunepé, fomentando assim a produtividade agrícola e a soberania alimentar das comunidades rurais da região”.

O IFAM Campus Eirunepé agradece a parceria do IDAM e reitera o compromisso com a relação indissociável da teoria e da prática no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, parabenizamos os docentes do Eixo de Recursos Naturais pela iniciativa e ressaltamos a importância do incentivo a práticas educacionais interdisciplinares e integradoras, que agucem a curiosidade, a autonomia e o desenvolvimento intelectual dos discentes e de toda a comunidade envolvida