Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Notícias > Estudante-atleta do Campus Eirunepé leva o IFAM ao pódio nacional do JIF 2017

Estudante-atleta do Campus Eirunepé leva o IFAM ao pódio nacional do JIF 2017

por publicado: 19/10/2017 18h29 última modificação: 19/10/2017 18h29

Entre os dias 3 e 8 de outubro de 2017 aconteceu a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). Sediada no Instituto Federal do Sul de Minas, na cidade Poços de Caldas – MG, a competição abrangeu estudantes-atletas de várias cidades do país, que haviam conseguido classificação nas etapas regionais, realizadas no mês anterior, em Belém – PA.

O JIF nacional 2017 envolveu 11 modalidades, sendo elas: atletismo, natação, judô, vôlei de areia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, handebol, futsal e basquete.

O Campus Eirunepé foi representado pela discente Antônia Samara Rodrigues do Carmo, que cursa o segundo ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração. A estudante-atleta competiu pela equipe de atletismo do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), conquistando duas medalhas de prata, uma na prova individual de 800 metros e outra na prova por equipe de revezamento 4 por 400 metros.

Antônia Samara havia sido campeã jogos dos Institutos Federais, competindo na etapa regional e foi vice-campeã na etapa nacional.

Sobre a competição e a conquista, a discente destacou que: “Foi uma experiência maravilhosa, chegar nesse nível da competição e conseguir competir bem foi uma superação das minhas expectativas. Os treinos foram sofridos e dolorosos, mas dei o meu melhor e estou satisfeita com o resultado. Fiz boas amizades e encontrei atletas de bom caráter.”

Ao retornar à cidade de Eirunepé – AM, no último dia 10 de outubro, a discente foi recepcionada no aeroporto local por uma carreata que envolvia os discentes e servidores do Campus, além de familiares da mesma. Após a recepção, a estudante-atleta esteve à frente da carreata, que passou nas principais vias da cidade, até retornar ao Campus do IFAM.

Entre sorrisos e lágrimas, Antônia Samara falou sobre a recepção: “Sinceramente, eu não sabia de nada, não esperava tantas pessoas me recepcionando, os colegas, professores, servidores em geral, na verdade não esperava ninguém no aeroporto além da minha irmã. Fiquei assustada e muito emocionada. Foi muito emocionante mesmo, para mim.”

Também transparecendo emoção, Antônia Jucimara Rodrigues do Carmo, irmã da discente, ressalta que: “Eu estou muito feliz por ela ter conseguido essas medalhas. Apesar de não serem de ouro, ela fez valer o esforço e alcançou o pódio. Pra mim é como se ela tivesse conquistado o ouro. Eu estou muito feliz, todos nós familiares estamos”.

Ainda em meio às congratulações pela conquista da discente, o estudante Jeferson Muniz Freitas, do primeiro ano B do curso de Ensino Médio Técnico em Administração, aponta: “apesar de pouco tempo de treino, ela conseguiu superar e chegou no pódio da competição. Nós costumamos treinar juntos, e consigo ver que ela sempre obtém um grande desempenho. Estou muito orgulhoso, assim como todos que foram prestigiá-la em sua chegada. Todo mundo queria tirar foto com ela”.

O Campus Eirunepé parabeniza a sua discente e toda a equipe do IFAM, enfatizando a crença no valor educacional que o esporte é capaz de gerar, proporcionando disciplina, socialização, espírito competitivo e superação pessoal.