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I Seminário de Educação Escolar Indígena é promovido pelo IFAM/Campus Eirunepé

por publicado: 30/06/2018 00h00 última modificação: 21/09/2018 18h44

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/Campus Eirunepé promoveu o I Seminário de Educação Escolar Indígena – SEEI aos servidores, alunos e toda a comunidade eirunepeense. O evento objetivou reunir os atores interessados – indígenas, educadores, instituições e agentes públicos – visando fazer um diagnóstico da situação atual e elaborar um plano de ação para a efetivação de uma política pública de educação escolar indígena permanente no município.

O I SEEI ocorreu entre os dias 25 e 29 de junho de 2018. O mesmo contou com a participação de representantes das 38 aldeias das etnias Kanamari e Kulina que residem na região do médio rio Juruáalém de instituições e agentes públicos ligados – direta e indiretamente – às políticas públicas para os Povos Indígenas nesta região, especialmente no campo da Educação Escolar Indígena.

O evento teve início na manhã do dia 25 (segunda-feira) com a palestra “Instituto Federal do Amazonas: contribuições para a Educação Profissional Indígena no Amazonas”, ministrada pelo Magnífico Reitor do IFAM, Antônio Venâncio Castelo Branco. As apresentações do dia 27 tiveram prosseguimento com os palestrantes Elias Brasilino de Souza (Diretor Geral do IFAM/Campus São Gabriel da Cachoeira) com o tema “A Educação Escolar Indígena: desafios e perspectivas”, Darlane Saraiva (Professora do IFAM/Campus Maués) com a palestra “IFET, memória de sua institucionalidade e missão, no contexto sócio-político-econômico da atualidade: perspectivas e desafios” e Arquimimo do Amaral da Silva (representante da FUNAI/Eirunepé) que tratou sobre “Os Povos Indígenas do Médio Juruá”.

Além das palestras, o I SEEI contou com apresentações culturais, rodas de conversas com os representas das etnias Kanamari e Kulina, mediadas pelos professores Paulo de Oliveira Nascimento (Coordenador do evento) e Marcos Vinícius Ribeiro de Castro Simão, oficinas temáticas no dia 28, Grupos de Trabalho no dia 29, e finalizando com a Plenária de Sistematização do Plano de Ação, culminando na elaboração da “Carta dos Povos Indígenas do Médio Juruá: Memória das demandas para a Educação Escolar Indígena”.

Com a realização deste evento, o IFAM/Campus Eirunepé pretende, portanto, unir esforços com as demais instituições parceiras para promoção de uma Educação Escolar Indígena significativa na região, oportunizando inclusão, respeitando e valorizando a diversidade étnica dos Povos Indígenas do Médio Juruá.