Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Notícias > IFAM/Campus Eirunepé realizará o I Seminário de Educação Escolar Indígena do município

por publicado: 22/06/2018 23h36 última modificação: 22/06/2018 23h37

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/Campus Eirunepé convida os servidores, alunos e toda a comunidade eirunepeense para participar do I Seminário de Educação Escolar Indígena – SEEI. Este evento tem como objetivo reunir os atores interessados – indígenas, educadores, instituições e agentes públicos – com vistas a elaborar um plano de ação para a efetivação de uma política pública de educação escolar indígena permanente no município de Eirunepé - AM.

Composto por palestras, oficinas, Grupos de Trabalho e plenária de sistematização, o I SEEI acontecerá entre os dias 25 e 29 de junho de 2018, e contará com a participação dos representantes das 38 aldeias que compõem o Médio Juruá, as etnias Kanamari e Kulina, além das Instituições e Agentes Públicos ligados – direta e indiretamente – às Políticas Públicas para os Povos Indígenas nesta região, especialmente no campo da Educação Escolar Indígena.

Paulo de Oliveira Nascimento, professor de História do IFAM/Campus Eirunepé e coordenador do I SEEI, destaca a importância do evento e diz: “Este evento possui sua importância, uma vez que simboliza o pontapé inicial para discutirmos as questões relacionadas à Educação Escolar Indígena no município de Eirunepé e, por extensão, no Médio Juruá. Como dizem, a caminhada se inicia com um primeiro passo. O Seminário é o nosso primeiro passo”.

O evento terá a presença dos Palestrantes Antônio Venâncio Castelo Branco (Reitor do IFAM), Darlane Saraiva (Professora do IFAM/Campus Maués), Elias Brasilino de Souza (Diretor Geral do IFAM/Campus São Gabriel da Cachoeira) e Arquimimo do Amaral da Silva (representante da FUNAI/Eirunepé).

A Gestão do IFAM/Campus Eirunepé tem atuado diretamente na idealização e organização do evento, e o Diretor Geral Adanilton Rabelo de Andrade ressalta: “A ideia é iniciar um processo de maior escolarização para a população indígena, fazendo valer a legislação e as diretrizes da Educação Nacional Indígena, sobretudo a formação de professores para esta modalidade. Queremos, também, incentivar as autoridades responsáveis e as demais instituições de Ensino do município e de toda região do Médio Juruá – AM a trabalhar a inclusão, o respeito étnico e o usufruto dos direitos pertinentes aos povos indígenas”.

O IFAM/Campus Eirunepé pretende, portanto, unir esforços com as demais instituições parceiras, para promoção de uma Educação Escolar Indígena significativa na região, oportunizando inclusão, respeitando e valorizando a diversidade étnica dos Povos Indígenas do Médio Juruá.

registrado em: ,