Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Notícias > NOVAS CONQUISTAS E RETROSPECTIVA DO IFAM – CAMPUS EIRUNEPÉ

Notícias

NOVAS CONQUISTAS E RETROSPECTIVA DO IFAM – CAMPUS EIRUNEPÉ

Confira a nossa Retrospectiva 2017!
por publicado: 28/12/2017 11h29 última modificação: 10/01/2018 11h39

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – campus Eirunepé aproveita a publicação das últimas conquistas de seus discentes para também relembrar alguns eventos, datas comemorativas e realizações marcantes que envolveram a instituição em 2017.

É a Retrospectiva do IFAM – Campus Eirunepé do ano de 2017.

  • Nota Máxima na Redação do Sistema de Ingresso Seriado – SIS 2017:

A discente Alice Cavalcante de Souza, do 2º (segundo) ano do curso técnico de nível médio de Informática na forma integrada, alcançou a nota máxima (10.000 pontos) na prova de Redação do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) de 2017 da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

 

  • Menção Honrosa na 13ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas –OBMEP:

O Discente Marmudy Almeida das Chagas, do 1º (primeiro) ano do curso técnico de nível médio em Agropecuária na forma integrada, recebeu um certificado de Menção Honrosa na 13ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ocorrida no ano de 2017.

 

  • Ganhadores do IFAM – campus Eirunepé no Concurso de Redação da Marinha:

A Marinha do Brasil realiza anualmente um concurso de Redação convidando as escolas de suas localidades a participarem. Em Eirunepé – AM houve uma palestra na Câmara dos Vereadores, onde o IFAM – campus Eirunepé foi convidado a participar. Nesta ocasião, foi dado o tema “A Marinha do Brasil e o progresso do país”, e os discentes dos cursos técnicos de nível médio na forma Integrada, Antônio Erik Alves Veras (Administração) e Antônio Carlos Dantas da Rocha (Agropecuária) ficaram em 1º (primeiro) e 2º (segundo) lugares, respectivamente.

RETROSPECTIVA 2017 IFAM – CAMPUS EIRUNEPÉ

Estas últimas conquistas vêm para coroar o ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – campus Eirunepé. Um ano marcado por cortes no orçamento da Educação Nacional, refletindo diretamente em nossa instituição, o que tornou ainda mais necessário um trabalho conjunto entre a gestão, tanto a nível de reitoria, quanto dos campi do IFAM, assim como de todos os servidores envolvidos e que acreditam na importância dos Institutos Federais para a educação de suas localidades, a fim de desenvolver em seus discentes os valores da Educação, da Cultura, da Ciência, da Cidadania e da Tecnologia.

Mesmo diante da contenção de gastos foi possível, através do trabalho da Gestão do IFAM – campus Eirunepé, a retomada das obras do futuro prédio definitivo e seus anexos, onde foram investidos nesse ano aproximadamente R$ 7.600.000,00 (sete milhões e seiscentos mil reais), além da aquisição de mobiliário, um ônibus escolar e acervo bibliográfico. Cabe destacar também a doação de um veículo por parte da reitoria ao campus.

Tendo como uma das formas de incentivo à permanência e êxito dos seus discentes, o IFAM – campus Eirunepé disponibilizou, em 2017, bolsas de estudo em diversos programas e projetos, como por exemplo: Programa de Benefício Socioassistencial Estudantil, Projetos de Monitoria, Projetos Integrais, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão Júnior (PIBEX).

No dia 14 de Abril de 2017 o IFAM – campus Eirunepé completou 3 (três) anos de existência, e seu aniversário foi comemorado no dia 28 do mesmo mês, no Largo do São Francisco, no município de Eirunepé – AM, com diversas atividades. A ocasião contou com a presença do reitor Antônio Venâncio Castelo Branco, e com os pró-reitores, que entre os dias 26 e 29 estavam visitando Eirunepé pelo projeto Reitoria Itinerante com o objetivo de abrir um espaço de diálogo entre a gestão, os discentes e servidores da instituição.

 

Para fechar o primeiro semestre foi realizado, no dia 2 (dois) de julho de 2017, o “III Arraial do IFAM – campus Eirunepé”, organizado no ginásio poliesportivo Gilberto Mestrinho, em Eirunepé – AM. O evento foi abrilhantado com diversas apresentações de músicas, danças e de um Arraial realizados pelos discentes, sob a coordenação do professor Carlos Júnior da Silva e Silva e da professora Patrícia da Silva Gomes.

 

Entre as principais conquistas de discentes do IFAM – campus Eirunepé em 2017 estão a classificação da equipe “Agro Eirunepé” para disputar a fase presencial da 7ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), que ocorreu em setembro, entre os dias 1 e 3, na cidade de Barbacena – MG, A equipe foi coordenada pelo professor Leandro Amorim Damasceno e formada pelos discentes Fâmila Cândida Mendonça da Silva, Léo Jaime das Chagas Gomes da Silva e Ricardo Alves Januário Além disso, a estudante-atleta Antônia Samara Rodrigues do Carmo alcançou a posição de vice-campeã em dois momentos, atletismo individual e revezamento por equipe. nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF) 2017, sediados pelo IFSULDEMINAS, na cidade de Poços de Caldas – Minas Gerais

Também envolvendo os discentes do IFAM – campus Eirunepé, tivemos no segundo semestre a participação no desfile de 7 de setembro da cidade de Eirunepé – AM, a comemoração do Dia do Estudante e a entrega de fardamentos e materiais de apoio aos discentes.

Ainda no segundo semestre a II Semana de Pesquisa e Extensão do IFAM – campus Eirunepé fez parte da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e tiveram como tema “A Matemática está em tudo”. Entre os palestrantes, estavam as professoras doutoras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Edivânia dos Santos Schropfer e Kátia Viana Cavalcante. Cabe destacar também a realização do projeto cultural coordenado pelo professor Carlos Júnior da Silva e Silva, “Eirunepé: suas histórias, cantos e encantos contados em versos de Cordel”, que abriu a semana e contou com a presença ilustre do famoso escritor e poeta amazonense Tenório Telles.

O IFAM – campus Eirunepé recebeu a visita do Diretor Geral de Tecnologia da Informação (DGTI), Carlos Tiago Garantizado, que orientou a equipe de Tecnologia da Informação (TI) local sobre questões técnicas e adequação da Rede Interna de Internet, e realizou uma reunião com os servidores para tratar das pautas: serviços de rede do IFAM; funcionamentos dos links de internet e possibilidade de fornecimento de Internet para o domicílio dos servidores.

Coordenado pela professora Aline Simões Aguiar, o projeto de extensão “O Ensino da Língua de Sinais para servidores, alunos e comunidade no processo de inclusão social e escolar dos surdos” foi ofertado em parceria com a Escola Municipal Delfina Aziz e visou trabalhar a inclusão através de um Curso de LIBRAS e de outras atividades lúdicas.

O dia do Servidor Público também foi comemorado. Nessa data, foi realizada, sob coordenação do Professor de Educação Física Marco Aurélio Anadam Mello, a “II Corrida Rústica”, aberta à comunidade Eirunepeense, e também um almoço para os servidores do IFAM – campus Eirunepé.

Outro evento realizado pelo IFAM – campus Eirunepé que mereceu destaque foi o “II Festival da Música de Eirunepé (FEMUSE)”, coordenado pelo professor William Vieira de Lima e que aconteceu no dia 23 de novembro de 2017, no Largo do São Francisco. O evento contou com diversas apresentações musicais e trouxe o tema “Música Popular no Brasil dos anos 60, 70, 80 e 90: uma viagem ao passado”, sendo apreciado por mais de mil Eirunepeenses.

Para fechar o ano com uma grande conquista, o IFAM – campus Eirunepé realizou a Colação de Grau dos discentes dos cursos técnicos de nível médio em Administração, Informática e Recursos Pesqueiros, ocorrida na Escola Estadual João Conrado – GM3. A família do IFAM campus Eirunepé parabeniza e agradece a todos os discentes e servidores que proporcionaram esse e todos os outros momentos destes 3 (três) anos de muitas histórias frutíferas e felizes.

Desejamos a todos um bom final de ano, e que no próximo ciclo de 365 dias, possamos fazer o IFAM – campus Eirunepé ainda mais importante para o seu município e, dessa forma, continuar a trilhar o caminho de uma Educação alinhada à pesquisa e extensão, de forma igualitária, democrática, pública e de qualidade.

São os sinceros votos, em nome da Comissão de Comunicação Social e Eventos, do IFAM – campus Eirunepé.