Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Primeira Mostra de Robótica do IFAM - Campus Eirunepé

Primeira Mostra de Robótica do IFAM - Campus Eirunepé

por publicado: 04/09/2019 09h53 última modificação: 04/09/2019 09h54

A primeira Mostra de robótica do IFAM - Campus Eirunepé foi realizada no dia 20 de agosto de 2019. Como parte final do Projeto de Extensão “Uso de sensores para automatização de processos aplicados à realidade local de Eirunepé”, aprovado pelo Edital Nº 01/2019 – PROEX/IFAM, o evento foi coordenado pelos professores Leandro Ferrarezi Valiante e Patrícia da Silva Gomes.

A Mostra expôs dez protótipos de sistemas de automatização de processos, criados por 20 discentes do curso técnico de Informática integrado ao Ensino médio, a partir de atividades teóricas e práticas.

•  Abajur automatizado com sensor de luminosidade (Gabriel Gurgel Leitão e Irley Alves Gomes, 2º ano)
  •  Sensor de nível de água para caixa d’água (Gustavo Afonso Zaufre e Kainã de Souza Feitosa, 3º ano)
  •  Trava de segurança acionada por cartão magnético, com sensor RFID (Luiz Fernando Vieira da Silva e Victor Rivaldo Siqueira Gomes, 3º ano)
  •  Irrigador automatizado com sensor de umidade de solo (Elica da Silva Rodrigues e Railson da Silva Oliveira, 3º ano)
  •  Estufa automatizada, com sensor de temperatura (Rayja Santos Sombra e Antônio Harliton Martins de Souza, 3º ano)
  •  Iluminação por sensor de presença/movimento (Tiffany Sayuri Cavalcante Silva e Matheus Queiroz Marães, 3º ano)
  •  Lâmpada acionada por sensor de som (Rafael de Souza Andrade e Antônio Jackeony Alves da Silva, 3º ano)
  •  Bengala automatizada para deficientes visuais, com sensor de proximidade (Adelsandro Ferreira das Chagas e Emanuel Victor Rodrigues dos Santos, 2º ano)
  •  Indicador de umidade do solo (Felipe Vieira das Neves, 3º ano; e Luiz Eduardo Alves de Araújo, 2º ano)
  •  Jogo de memória: Genius (Bruno de Lucena Barros Gonzaga e Mailson Andrade da Silva, 2º ano)

Para a montagem dos protótipos, os alunos participaram de um minicurso da plataforma Arduino e uso de sensores variados, com carga horária total de 10 horas, ministrado pelo Professor Leandro Ferrarezi Valiante e pelo aluno Bruno de Lucena Barros Gonzaga, bolsista do projeto. Posteriormente, participaram da “Maratona de Criação”, na qual cada dupla efetivou a criação de um protótipo de sistema de automatização de processos.

A Mostra de Robótica foi aberta ao público externo e mais de 200 pessoas prestigiaram o evento.  Para o discente bolsista, aluno do 2º ano,  Bruno de Lucena Barros Gonzaga, "ressaltar a importância da tecnologia pode expandir a mente de muitos dos estiveram presentes na Mostra, para que sonhem mais alto e consigam realizar feitos que mudem para melhor a cidade e, quem sabe, até mesmo o mundo. Eirunepé está começando a entrar nessa nova realidade de tecnologias."

O discente Rafael de Souza Andrade, do 3º ano de Informática, afirmou que “foi de grande satisfação participar desse projeto tecnológico, haja vista que a sociedade eirunepeense é carente de ações como essa. Todos estavam boquiabertos com os desenvolvimentos e não poderia ser diferente. Parece que conseguimos instigar a população para uso da tecnologia, pois ela colabora massivamente com o mercado de trabalho."

Para a Professora Patrícia da Silva Gomes, colaboradora e vice coordenadora do projeto, a exposição dos protótipos foi de suma importância para promoção e divulgação das ações de extensão do Campus Eirunepé, proporcionando integração, articulação e diálogo com a comunidade escolar.

O Professor Leandro Ferrarezi Valiante, coordenador do projeto, comentou que a Mostra superou as expectativas. Por meio da proposta de dar autonomia e responsabilidade aos alunos participantes, conseguiram criar algo novo, misturando conteúdos estudados no curso (como programação) a conhecimentos não abordados no ensino médio (como a eletrônica dos sistemas). Para o professor, “o resultado foi magnífico: visitantes impressionados com as criações, os alunos criadores super empolgados demonstrando suas conquistas, e o velho professor aqui emocionado em ver aquele talento, muitas vezes reprimido, mas agora fluindo pelas veias de cada um daqueles jovens. Qualquer que seja o mérito, sem dúvida alguma deve ser atribuído aos alunos.”

Sob a ótica do Professor Leandro Amorim Damasceno, diretor geral do IFAM-Campus Eirunepé, a I Mostra de Robótica aguçou interesses nos participantes e motivarão novas ações de inovação no que tange ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Abaixo, diversas imagens da fase de criação dos protótipos, e do dia do evento.