Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > Arquivos > Alunos do curso em Recursos Pesqueiros em ação.

Alunos do curso em Recursos Pesqueiros em ação.

I Pescaria Experimental no rio Madeira

publicado: 09/10/2017 18h40 última modificação: 09/10/2017 18h40

imagem1

Alunos do curso em Recursos Pesqueiros realizam I Pescaria Experimental no rio Madeira

Nos dias 22 e 23 de setembro de 2017 os discentes da turma de Recurso Pesqueiros – Subsequente do Campus Humaitá realizaram como aula prática a I pescaria experimental no rio Madeira como parte da disciplina de Manejo e Técnicas de pesca. A atividade teve como objetivo vivenciar uma pescaria com as características da pesca na região, onde os alunos tiveram a oportunidade de planejar uma pescaria, conhecer e utilizar diferentes apetrechos de pesca, identificar as principais espécies capturadas, e classificar a eficiência dos apetrechos utilizados. “Para a primeira ação de extensão a atividade foi considerada um sucesso, visto que pudemos integrar teoria e prática e vivenciar uma atividade que está intrinsicamente ligada a cultura da nossa região” explica o prof. Eng. de Pesca Edimar Costa que acompanhou essa atividade com os alunos. De acordo com o discente do curso Iaggo Felipe Batista “a viagem foi bastante importante, pois trouxe novos conhecimentos sobre o manuseio dos utensílios de pesca na qual somente na teoria não teríamos esse aprendizado”.

imagem2imagem3imagem4

A prática foi realizada num trecho do rio madeira, onde espécie mais capturada foi o cuiú-cuiú – (Oxidoras niger) além de outros bagres e alguns pequenos Characiformes. Os apetrechos utilizados foram à tarrafa, malhadeiras, linha-de-mão, arrasto e espinhel. A aula prática só foi possível a partir da valiosa parceria do ICMBIO que nos concedeu a embarcação para viagem e ao empenho da gestão do Campus Humaitá.

imagem5